Para evitar alagamentos, Sapiranga faz desassoreamento inédito de arroios

Profissionais fazendo a limpeza no arroio Bambu, no bairro Fazenda Leão Foto: Melissa Costa/JR

Sapiranga – Para evitar novos alagamentos no município, a Prefeitura de Sapiranga tem investido em um trabalho inédito de limpeza e desassoreamento dos arroios. O trabalho já está em andamento, através de uma empresa especializada e contratada através de licitação.

O investimento do Poder Público é de quase R$ 270 mil para a limpeza de 5 mil metros de leito. Para o trabalho, é utilizada uma retroescavadeira anfíbia, como explica o secretário de Planejamento, Mauricio Regla. “Ela fica em cima de uma boia, andando sobre as águas, no leito do arroio, e vai desobstruindo tudo que tem na passagem dela, e também melhorando as margens, tirando um pouco da vegetação (não retirando a mata ciliar). Vale ressaltar que não estamos fazendo nada fora das questões ambientais, tem, inclusive, licença para os trechos que estarão sendo trabalhados”, disse o secretário.

Os cinco quilômetros de leitos podem ser feitos em um período de até um ano, ou prorrogado, se necessário. “Não é algo com prazo curto para fazer. Onde estamos vendo os problemas agora, estamos trabalhando. Por que não fazemos os 5 mil metros de uma vez só. Daqui a pouco, se eu tenho outra intercorrência, com obstrução, teria que fazer uma nova contratação. Assim não, ficamos com essa opção”, destacou o secretário.

Neste momento, a limpeza e o desassoreamento estão sendo feitos no Arroio Sapiranga, Arroio Bambu e Arroio São Luiz.

Limpeza diferenciada

A forma como os leitos estão sendo limpos é inédita em Sapiranga. “Normalmente, são feitas as limpezas básicas, nas laterais, com maquinário da própria Secretaria. É uma novidade que a gente está trazendo, essa forma de limpeza do arroio, não é simples. Tem que retirar o material e jogar para o lado. Depois, a Secretaria faz a retirada do material das margens”.

OUTRAS OBRAS PARA MELHORAR A CIDADE

A prefeitura também tem feito outros investimentos para evitar novos alagamentos, como os ocorridos nos ciclones ao longo deste ano. As obras são a nova galeria nas ruas Otto Gehrardt e José Seibel, no bairro Centenário; fase final do projeto para desvio da canalização existente na Avenida Mauá; outra bacia de contenção próximo à Apae, junto da Secretaria de Obras; nova drenagem no Amaral Ribeiro e nova tubulação na rua João Otto Sanger para resolver os problemas de alagamento na rua Albert Einstein. “Nunca se investiu tanto em instalação de tubulações e limpeza de arroios. Claro, ainda existem gargalos, mas estamos trabalhando muito”, conclui o secretário Mauricio.