Novo berço de indústrias é definido em Sapiranga, no bairro São Jacó

Sapiranga – Surge uma nova oportunidade para empreendimentos em Sapiranga. No bairro São Jacó, a prefeitura está organizando a ocupação de lotes para indústrias, do município ou de fora, se instalarem. O processo está em fase inicial.

 

A localidade contemplada é próxima das ruas Angelim e Peroba. No primeiro edital lançado pela Prefeitura de Sapiranga, através da Secretaria de Indústria, Comércio e Tecnologia, um empreendimento sinalizou de forma positiva, manifestando interesse em se instalar nesta nova “zona industrial”.

No momento, o contrato está sendo analisado pelo setor de compras do Executivo. Nas próximas semanas, o documento oficial será enviado para a empresa interessada em realizar a assinatura. A partir de então, o prazo de 12 meses para instalação se inicia. Caso seja ultrapassado esse período, haverá multa, mas a expectativa da Pasta é de que o interesse em iniciar os trabalhos no novo endereço prevaleça e evite atrasos.

Os lotes disponibilizados no edital são de posse da prefeitura há anos, mas a área estava irregular, e isso exigiu o trabalho de oficialização da prefeitura. Neste primeiro edital, nem todas as áreas receberam sinalizações de interesse. Por conta disso, um novo processo deverá ser aberto nos próximos dias, incluindo uma nova área de terra próxima do endereço inicial, disponibilizando lotes de 1000m², 2300m² e 4600m².

Raiz da cidade

O setor industrial faz parte da história da cidade. Por isso, o interesse em encontrar novos locais para instigar e fomentar o ramo, caso dos lotes no bairro São Jacó. Ao menos, é assim que descreve o secretário por trás desse projeto, Jeferson Pinheiro, do setor de Indústria, Comércio e Tecnologia.

“Vai movimentar esse bairro. Esse é um lugar que tem muita mão-de-obra. É bom para as empresas esse local”, ele define, ressaltando, também, o interesse em logo ver os trabalhos já em andamento.

100 novas vagas e o apoio neste projeto

A primeira empresa, cujo nome ainda não será divulgado, já possui atividades em Sapiranga. Conforme a equipe da Pasta de Indústria, serão 100 novos empregos gerados a partir da instalação desta companhia, de forma direta ou indireta. A terraplanagem feita na área também é um facilitador para entrada e saída de caminhões, atividade recorrente nos trabalhos a serem executados após o fim da instalação.

Para a execução desse projeto, o secretário Jeferson reforça o apoio recebido de integrantes do Executivo. “Teve um envolvimento grande do setor de Planejamento aqui. Secretário Maurício (Regla) foi um parceiro nesse projeto. E a prefeita, esse interesse que ela tem no fomento do município, da indústria, do comércio, para que desenvolva nossa cidade cada vez mais”, finaliza.