Nova Hartz trabalha em reservatório com capacidade para um milhão de litros

Nova Hartz – Melhorias no setor de abastecimento hídrico são cobiçadas pela Prefeitura de Nova Hartz. Com ações que se desenrolam desde 2009, o município pode estar dando um passo importante para conclusão de uma obra que coloca a cidade em um novo patamar.

 

No bairro Primavera, um reservatório entra na fase final de construção. Com capacidade para armazenar mais de um milhão de litros, o bombeamento que sairá do tanque vai cobrir toda a cidade, que hoje possui como fonte d’água o sistema de poço artesiano.

Em andamento através de processo licitatório, a obra já foi interrompida por diversas vezes por conta de mudança de preços nos materiais utilizados. Recebendo investimentos que ultrapassam R$ 600 mil do Executivo, a terceira empresa a executar a obra com a atual gestão deverá concluir os trabalhos até fevereiro, conforme cronograma da prefeitura.

Etapas

Fundação, laje de fundo, paredes e instalação das peças mecânicas são etapas superadas do reservatório. Agora, entra a parte de montagem das formas, corte e dobra das armaduras. Posteriormente, tudo isso será montado na parte de cima do reservatório, podendo, assim, entrar em funcionamento.

Quem está envolvido nas tratativas

Secretário de Planejamento de Nova Hartz, William da Silva fala sobre o andamento das obras. “A parte de distribuição e sistema de adução nos bairros é uma conversa que vem sendo tratada diretamente com a autarquia das águas aqui do município, junto com a Corsan e, agora, a EGEA. Todo esse trabalho vem sendo acompanhado pela Agesan, que é a agência reguladora responsável por estar fazendo a regulação aqui no município”.

O município apresenta uma defasagem no setor, relatada pelo próprio secretário. Atualmente, são 1500 pontos de abastecimento no município, que atendem um total de 9 mil residências. Além do reservatório do bairro Primavera, outro no Arroio da Bica integra o projeto de abastecimento total de Nova Hartz.