Nova Hartz qualifica alimentação dos alunos com formação de cozinheiras

Nova Hartz – Fome do saber. Em Nova Hartz, a garotada recebeu um reforço nos turnos escolares, a partir de uma qualificação executada pela prefeitura junto as cozinheiras das redes de ensino, com objetivo de aprimorar ainda mais as refeições dos estudantes no período de aula.

 

No dia 31/07, ocorreu a formação prática das cozinheiras da alimentação escolar que atuam na rede municipal de ensino. Na oportunidade, a teoria também foi analisada, com discussões sobre o modo de preparação, a aceitação dos alunos e até a apresentação culinária feita pelas equipes, além da boa higiene e as práticas de manipulação.

Passado um mês, foi a vez de reunir todas as cozinheiras do município em uma atividade diferente e proveitosa. Na ocasião, cada equipe escolar precisava preparar determinada refeição, selecionando os alimentos desejados e mostrando as técnicas de preparo. A ação proporcionou troca de experiências entre as 30 profissionais nova-hartzenses, durante uma atividade que durou 6 horas.

Essa soma de qualificações objetivou uma alimentação ainda melhor aos alunos na cidade. Assim como esse momento, a Prefeitura de Nova Hartz organiza diversas reuniões durante o ano para tratar deste e de outros aspectos no ambiente escolar.

“Aprovada”

Na cidade do Vale do Sinos, a coordenação alimentícia nas escolas é feita pela nutricionista Marcelle Passos e pela técnica em nutrição, Edna Pollo. Elas, inclusive, foram os nomes por trás desta atividade nutritiva.

Uma das idealizadoras da oportunidade, Marcelle descreve a aceitação das cozinheiras em participar de momentos como esse. “A atividade foi muito bem aceita pelas cozinheiras. Conseguimos proporcionar a troca de experiências e troca de receitas e técnicas de preparo. Isso tudo faz elas se manterem motivadas para o trabalho e buscarem a cada dia se aprimorar ainda mais nos pratos elaborados”.

Dentro do orçamento

Outro detalhe acerca dessa qualificação foi o custo desembolsado pelo município. Pelo propósito de melhorar a “mão de obra” sem mexer na matéria-prima, os legumes, grãos e carnes usados durante a experiência de receitas foram os mesmos do cotidiano. Portanto, o Executivo não precisou captar ou investir novos recursos durante essa ação.

“De suma importância”

Secretária de Educação de Nova Hartz, Veronice Zandoná destacou a iniciativa adotada e os benefícios para os alunos da rede. “A alimentação escolar é de extrema importância para o desenvolvimento do estudante e, por vezes, essa pode ser a única refeição do aluno. Diante disso, a secretaria tem a convicção de que é de suma importância e necessário atualizar, formar e investir na qualificação das cozinheiras, pois é das mãos destas profissionais que cerca de 3 mil alunos recebem alimento diariamente em nosso município”.