Moradores de Araricá protocolam na prefeitura queixas sobre a precariedade dos serviços de água e saneamento

Moradores mostram contas abusivas

Araricá – O que era para beneficiar a comunidade e acabar com uma deficiência de 30 anos tem gerado indignação nos moradores de Araricá.

A Araricá Saneamento, concessionária que venceu uma concorrência pública da prefeitura, após cobrar dos moradores, entre julho e outubro, apenas da tarifa de serviço básico dos usuários, desde novembro, vem cobrando, também, o serviço de água e esgoto utilizados.

Não exisitiria problema algum, se não fosse a ineficácia e a precariedade do serviço público de saneamento, conforme nos conta a moradora Ledi Erig. “Só tenho água porque tenho poço artesiano. Quem mora na parte alta do Morada Nobre, só tem água até às 16 horas, depois das 18 horas ninguém mais tem água”, argumenta a cidadã, que busca uma solução.

Ela é uma, entre dezenas de moradores que estão revoltados com a situação. Na segunda-feira (11), cerca de 20 pessoas procuraram as vereadoras de oposição e, de forma organizada, procolaram uma série de queixas do serviço da Araricá Saneamento. Outra queixa recai na cobrança da taxa de esgoto. Há diversas ruas que nem rede tem e o serviço é cobrado.

Moradores estão revoltado com o caso

A vereadora Jordana de Lima (Republicanos), falou da situação. “Apoiamos a comunidade. Tentei protocolar uma reclamação na prefeitura, mas meu pedido foi negado. Queremos explicações dos valores absurdos que estão cobrando dos moradores”, disse Jordana. A cidadã, Ledi Erig, fez coro as reclamações. “Muitas vezes, temos que ligar para o plantonista e reclamar para tomarem uma medida”, reclamou. Por sua vez, Marlene dos Santos Cavalheiro, diz que é um absurdo as cobranças do ‘Faturamento Esgoto’ efetuados pela Araricá Saneamento. “Na nossa rua, nem captação de esgoto existe, é um absurdo. Tem morador pagando R$ 600,00, não existe isso”, cita indignada.

Prefeitura pontua

A Prefeitura alerta que a comunidade que se sentir prejudicada deve procurar a unidade comercial da Araricá Saneamento, na Avenida José Antônio de Oliveira Neto, 177, no Centro. A administração informou que notificará a concessionária em razão dos problemas.

O que diz a direção da empresa

O diretor da Araricá Saneamento, Gilberto Santos, explicou algumas dificuldades. “Nem todas as residências tem rede de água e esgoto. Daqueles que emitimos faturas, são residências que já têm ambos os serviços. Se algum cidadão tem certeza que não está sendo coletado o esgoto, basta se dirigir à área comercial de atendimento, que faremos o desconto daquilo que não for realmente devido”, pontua.