Mauro Vila Real aproxima alunos da Arte em palestra no Instituto Estadual de Educação Sapiranga

Palestra de Vila Real abordou a importância da Arte no cotidiano da comunidade. Foto: Fernanda Kurrle

Sapiranga – Nas próximos semanas, a escadaria do Instituto Estadual de Educação Sapiranga (IEES) passará por revitalização, com capina e pintura. O início dos serviços, que devem ajudar a contar a história dos 200 anos da imigração alemã no Brasil, dependem da melhora das condições climáticas na região, obviamente.

Todo esse processo artístico será executado pelo artista Mauro Vila Real e foi tema de uma palestra que aconteceu na última semana. Ex-aluno do Instituto, ele conversou com estudantes que, assim como ele, também têm habilidades ligadas à Arte.

“Acho essencial abordar a Arte no cotidiano. Ainda mais podendo mostrar a cada um deles que é possível esse contato com o meio artístico aqui no interior do Rio Grande do Sul. Tornar isso mais próximo. E foi aqui (no IEES) que comecei a perceber tudo isso como forma de me comunicar com o mundo”, destaca o artista.

 

OBRA DEIXA OS ALUNOS EMPOLGADOS

As palestras acontecem na disciplina de Projeto de Vida, que é lecionada pela professora Denise Klippel, que está há 25 anos na instituição. “Esta obra tornará o local um ponto turístico. Os alunos estão muito empolgados, pois o Mauro Vila Real, que foi meu aluno, é um amigo da escola. Todos os anos ele faz palestra sobre sua história de vida e lembra dos tempos do Estadual”, diz ela, que também é professora de Química.

 

SOBRE A PINTURA NO LOCAL

A pintura na escadaria, que liga as ruas Alberto Schmidt e Padre Antônio Vieira, é uma parceria entre a prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura e Desporto, com Vila Real, que fará o trabalho de forma voluntária. As tintas são oferecidas pela Paris Tintas.