Mais de 260 atendimentos do Samu a acidentes de trânsito em cinco meses

Em Sapiranga, nos primeiros cinco meses, foram feitos 162 atendimentos pelo SAMU Foto: Jauri Belmonte

REGIÃO – Estruturas de Pronto Socorro e emergências de hospitais servem para fazer justamente o que o próprio nome diz: atender pacientes que estejam em estado de emergência e correndo risco de vida. Acidentados, em especial, se enquadram e representam um número expressivo.

Conforme levantamento junto aos Samu’s de Sapiranga e Campo Bom, nos primeiros cinco meses do ano, o número de atendimentos feitos a acidentes de trânsito chega a 265. A campanha Maio Amarelo foca na conscientização do comportamento responsável no trânsito.

Neste mês, casas de saúde da região aderiram à campanha mundial, como o Hospital Sapiranga. “É importante para chamar atenção para a realidade enfrentada nos serviços de emergências e nas UTI’s. Os acidentes de trânsito, em sua maioria, são evitáveis. E em nossa emergência as vítimas desse tipo de ocorrência representam expressivo número”, diz o coordenador médico da emergência do Hospital Sapiranga, Dr. João Paulo Bedin.

Abaixo, confira o número de atendimentos do SAMU de cada município, entre janeiro e maio.

 

Mês    Sapiranga   Campo Bom

JAN      38              17
FEV      38              20
MAR    28              31
ABR     33              16
MAI     25              19

 

O MAIOR AMARELO

Ao longo de todo o mês, a campanha consistiu em uma oportunidade para sensibilizar a população sobre os riscos do trânsito e incentivar comportamentos responsáveis na direção. Mas você, que está lendo esta matéria, deve estar se perguntando do porquê usar a cor amarela, certo? O uso do amarelo como cor símbolo representa a atenção que os motoristas devem ter ao conduzir seus veículos e a advertência para a necessidade de redobrar os cuidados ao volante. No Brasil, o número de vítimas de acidentes de trânsito, segundo dados do Ministério da Saúde, fica em média de mais de 30 mil mortes por ano nas estradas.