Luciano Orsi é empossado presidente da Famurs

Por Jauri Belmonte

O prefeito de Campo Bom, Luciano Orsi, foi empossado, de forma oficial, como presidente da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs). A cerimônia ocorreu nesta terça-feira (6) na cidade de Restinga Sêca, no Centro do Estado, durante o 41º Congresso dos Municípios do RS. Lideranças políticas, municipais e estaduais, estiveram na cerimônia. Orsi é o primeiro prefeito campo-bonense a assumir a entidade que representa os 497 municípios gaúchos.

O nome dele já havia sido ratificado no cargo máximo da entidade em março, após escolha dos prefeitos gaúchos para a gestão 2023/2024. O prefeito de Campo Bom foi eleito com 155 votos e será o 42º presidente da Famurs, substituindo o prefeito de Restinga Sêca, Paulinho Salerno.  “São vários sentimentos. Alegria, orgulho e muita honra em estar recebendo essa condição dos colegas prefeitos de todo o Rio Grande do Sul e de poder representá-los. Também é uma grande responsabilidade”, citou Luciano Orsi.

A transferência da posse ocorre sempre na cidade do antecessor, o que justifica esse momento ocorrer a mais de 260 quilômetros de Campo Bom. “Estamos, agora, representando 497 prefeitos, vice-prefeitos e câmaras de vereadores, ou seja, tudo o que forma a administração de um município. Vamos nos entregar ao máximo para garantir a devida representação”, completou.

O governador Eduardo Leite também participou do evento e destacou o papel do governo no auxílio aos municípios. “Fazemos um governo de caráter municipalista. Somos o governo com maior olhar para as cidades. Tive o privilégio de ser prefeito e tenho permanentemente essa preocupação de como pudemos conduzir um governo de atenção às demandas das cidades ” disse o governador.

ORSI DESTACA AS DIFERENÇAS ENTRE A PREFEITURA E A PRESIDÊNCIA DA FAMURS

Fortalecer os municípios gaúchos e fomentar o desenvolvimento das regiões. Esses são pilares com os quais a Famurs trabalha por meio de uma política que promove a troca de experiências entre os gestores municipais. “Como prefeito, nós temos uma grande diferença quando relacionadas à gestão municipal e à presidência da Famurs. Nela, estamos fazendo a articulação entre as associações, com o objetivo de sermos um catalizador das necessidades de cada município”, garante o prefeito Luciano Orsi. Além disso, a indicação de Luciano Orsi à presidência obedece a um acordo firmado entre os partidos com mais prefeitos no Estado.

Estabelecido em 2005, o acerto determina o rodízio de legendas na direção da entidade entre 2021 e 2024. Como o Partido Democrático Trabalhista (PDT) foi o terceiro com maior número de prefeitos eleitos no Rio Grande do Sul em 2020, ele obteve o direito de escolher o presidente da Famurs em 2023.

OUTROS EMPOSSADOS

No evento também serão empossados: Professor Nado, como o novo coordenador-geral da entidade. Como vice-presidentes: Jonas Hauschild, prefeito de Tucunduva; Marcelo Arruda, de Barra do Rio Azul; Mário Augusto Gonçalves, de Dom Pedrito; José Alberto Panosso, de Frederico Westphalen; Carlos Alberto Bohn, de Mato Leitão; Evandro Luis Massing, de Palmeira das Missões; e Gilson Adriano Becker, de Vera Cruz.

OLHAR REGIONAL

Um dos objetivos da gestão de Orsi a inovação e a educação de qualidade. À frente da Famurs, o prefeito pretende realizar uma gestão com olhar para a inovação dos municípios, desenvolvimento sustentável, e pautas que vão ao encontro de uma educação empreendedora. Além disso, por ser da região, Luciano Orsi conhece bem a realidade dos municípios da região.