Geral Posts em destaque

Hospital Sapiranga é referência no Vale


  •   
  •  

Sapiranga – A história do Hospital Sapiranga surge a partir de uma mobilização da comunidade sapiranguense. Em uma reunião, no dia 15 de março de 1944, foi decidido construir a Casa de Saúde. Neste dia, ocorreram importantes e significativas doações. No dia 5 de abril do mesmo ano, a Sociedade Beneficente Sapiranguense foi legalmente fundada.

Em 25 de fevereiro de 1951 foi realizada a inauguração do Hospital, com 50 leitos, atendendo toda a população, principalmente os mais carentes, com recursos arrecadados através de doações e realização de festas comunitárias.



Através de uma doação originária da Alemanha, em 1972, através da “Brat Für Die Welt (Pão para o mundo), foi possível viabilizar a primeira ampliação do Hospital, agregando mais 20 leitos.

Com o passar dos anos, Sapiranga passou a ser um grande polo industrial calçadista da região do Vale do Sinos. Com isso, houve um grande aumento da população e, como consequência, o Hospital ficou pequeno para a demanda existente.

Em 1988, as empresas de Sapiranga começaram a construir um novo Hospital, com 3.710 m2 de área. Esta obra ficou paralisada até setembro de 1997, quando com recursos estaduais, municipais e da própria comunidade, foi possível ter um moderno Hospital, atendendo diversas especialidades e ampliando o número de leitos para 121, sendo 101 para SUS.

Desde 2007, o Hospital Sapiranga vem se reestruturando para atender cada vez melhor a comunidade da região. Iniciou com a reformulação geral do Centro de Especialidades, em 2008, e a partir daí não parou mais de adequar sua estrutura, seja investindo em tecnologias ou estrutura física, além de reformar completamente a emergência. A Unidade de Internação de convênios e privados, passou por reforma completa, ampliando de 20 para 34 o número de leitos. O Hospital também investiu na área de diagnóstico por imagem, com a aquisição de equipamentos e construção de um novo anexo, para acomodar a tomografia e ressonância magnética. No ano de 2017 foi concluída a UTI Neonatal, entre outros investimentos na estrutura física, a fim de melhor acomodar os pacientes e familiares.

Outros diferenciais

O Centro de Diagnóstico foi inaugurado em março de 2012, onde a tecnologia avançada se associa a profissionais extremamente qualificados e preparados para oferecer aos usuários um atendimento diferenciado, buscando sempre a excelência no atendimento e na prestação de serviços.

Serviços de imagem
– Radiologia Digital
– Ecografia Geral
– Ecografia Vascular com Doppler Colorido
– Mamografia
– Tomografia Computadorizada
– Ressonância Magnética
– Densitometria Óssea
– Osteoporose
– Corpo total (percentual de gordura) – DXA

Serviços de cardiologia
– Ecocardiografia
– Eletrocardiografia
– Monitorização Ambulatorial da Pressão Alta (mapa)
– Holter
– Ergometria


Outros exames:
– Biópsia
– Eletroencefalograma
– Espirometria
– Fibrobroncoscopia
– Endoscopia Digestiva Alta
– Colonoscopia
– Teste da Orelhinha
– Teste do Olhinho

Números do Hospital

135 leitos

101 SUS

34 leitos convênios e privados

7 leitos de UTI adulta

10 leitos de UTI neonatal

E o futuro do hospital?

O Hospital Sapiranga desenvolveu seu plano Diretor para os próximos 20 anos, contemplando o crescimento não somente na estrutura física como também em complexidade. O objetivo do Hospital é continuar crescendo na medida do possível, a fim de contemplar as necessidades da região, fazendo que os usuários de diferentes cidades possam ser atendidos com resolutividade, sem necessidade de se deslocar a grandes centros.

Criação de Sites Porto Alegre

  •   
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Talvez você se interesse