Fim da novela? Concessionária deve administrar sistema de água em Araricá

Há anos, a comunidade de Araricá sofre com as incertezas em relação ao abastecimento de água no município, sem solução definitiva. Contratos com o Governo Federal já foram firmados e dinheiro recebido para dar andamento nas obras, mas até o momento ainda não há conclusão de todo o processo. A Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento do Rio Grande do Sul (Agesan) também já sinalizou pontos a serem melhorados no sistema atual, realizado por poços artesianos.

Nos últimos dias, com a estiagem que assola o estado, o assunto voltou ao debate após a prefeitura recorrer ao Exército para garantir o abastecimento e não deixar os moradores sem água. Nas redes sociais do município, moradores cobraram o fim das obras, garantindo solução definitiva para o problema.

A reportagem procurou o Município, que informou novidades e promete um desfecho próximo, projetando para dois meses a contratação de uma empresa para administrar o sistema de abastecimento de água do município. Enquanto isso, o Poder Legislativo segue atento as movimentações para garantir que o acesso à água encanada aos moradores de Araricá seja garantido.

Empresa vai executar o serviço

Confira o posicionamento da Prefeitura de Araricá, explicando o estágio atual das tratativas sobre o abastecimento de água. “O Município realizou, durante dois anos, um estudo minucioso e, posteriormente foi promulgada a Lei Municipal 1649/2022 que instituiu a política municipal de saneamento básico, dispôs sobre a prestação destes serviços e autorizou a sua concessão. Foram cumpridas todas as determinações obrigatórias, inclusive realizou audiência pública para que os interessados, bem como os órgãos fiscalizadores pudessem opinar e contribuir. No segundo semestre de 2022, foi realizado o processo licitatório e no momento a contratação de uma empresa para operacionalização está em fase final, seguindo a Lei de Licitações e determinações dos órgãos de controle. Da mesma forma, o Tribunal de Contas do Estado deu parecer favorável ao andamento do processo, já que todas as dúvidas, anteriormente apresentadas, foram devidamente sanadas pelo Município. A estimativa é de que em dois meses a contratação da concessionária esteja concluída”.

Legislativo acompanha

Procurada, a presidente da Câmara de Vereadores, Tanara Werb, salientou a importância da conclusão do serviço. “Estamos na expectativa de que o sistema de abastecimento de água entre em funcionamento em Araricá, pois já se passaram 10 anos do início das obras em junho de 2013, foram muitos investimentos, mudanças no planejamento das obras e até o momento temos apenas 1% da nossa população sendo beneficiada com este serviço. A água é de extrema importância ecológica, econômica e social”, cita.