•   
  •  

Está bom e sociedade quer mais
O Programa de Policiamento Comunitário, implantado pelo Governo do Estado e Prefeitura de Campo Bom, em junho de 2013, completou um ano. Mesmo com a prisão de 345 pessoas, 596 ocorrências atendidas e a realização de 35 mil abordagens (dados de junho de 2013 a julho de 2014), a sociedade campo-bonense cobra uma política de segurança mais efetiva. E o pedido de socorro vem de todos os bairros, mas o principal problema parece estar concentrado na região dos bairros Imigrante Sul e Norte. Nestes locais, são comuns os relatos de roubos e até sequestros.
Sapiranga assiste êxito do vizinho
Enquanto as lideranças do PMDB de Campo Bom comemoram a efetividade do Policiamento Comunitário, sobra para os colegas do PMDB (e também do PP) de Sapiranga o lamento. Para Sapiranga não existe a previsão de Policiamento Comunitário. Mas, alguém pediu?
Câmeras em Araricá e Nova Hartz
Não é só em Sapiranga e Campo Bom que o assunto câmeras de monitoramento está na pauta. Vereadores Valentin (PT), de Nova Hartz, e Flávio Maciel (PMDB), de Araricá, comentaram nesta semana a importância de seus respectivos municípios também contarem com a tecnologia, que auxilia na segurança pública.
Sem espaço
Vereadores de Sapiranga, como Dico (PT) e Valmir Monteiro (PMDB), ficaram contrariados com a decisão do presidente da Câmara, Guto (PMDB), de encerrar a sessão da Câmara da última segunda-feira (7) sem dar o espaço de líder para os partidos usarem a tribuna. Guto disse que “deveriam ter solicitado antes”. Os “resmungos” continuaram após a sessão também por outros parlamentares.     
Pacotão
A prefeita de Sapiranga, Corinha Molling (PP), deu uma boa notícia para a comunidade nesta semana: asfalto em 14 ruas da cidade. E ela garante que vem mais por aí. 
Novas cadeiras
Agora, quem assiste as sessões da Câmara de Vereadores de Araricá tem maior comodidade. Isso porque, com o objetivo de dar mais conforto para a comunidade, a Câmara adquiriu novas cadeiras, muito confortáveis, para a sua sede.  
Sergio comemora…
O prefeito de Araricá, Sergio Machado (PMDB), tem motivos de sobra para comemorar. Apesar de ressaltar que a cidade ainda necessita de muitas melhorias, Machado está satisfeito com os primeiros 18 meses de mandato. Entre os principais feitos, está o equilíbrio das contas do município e o cuidado com o dinheiro público, o que permite ao prefeito sonhar com dias cada vez melhores.  
Empregos e obras
Com as obras de água tratada a pleno vapor em Araricá, Sergio ainda frisa que o empréstimo junto ao Badesul (requisitado ainda no ano passado para o asfaltamento de ruas da região central) está prestes a ser liberado. Outra novidade para a infraestrutura do município deve ser anunciada nos próximos dias. Além disso, tratativas estão aceleradas para a instalação de mais uma empresa na cidade, que deve gerar cerca de 60 empregos.
Criação de Sites Porto Alegre

  •   
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Talvez você se interesse


  •   
  •  

Hotéis da região e a Copa
Enquanto muitos empresários da região comentam que a economia num todo está “parada” durante o período da Copa do Mundo de Futebol no Brasil, os donos de hotéis comemoram. Em rápido levantamento feito pelo Jornal Repercussão na última terça-feira (24), constatamos que dois hotéis (um de Sapiranga e outro de Campo Bom) estavam com suas lotações máximas ocupadas, resultado de turistas do grande evento futebolístico que ficaram hospedados na região, como argentinos, australianos, holandeses e outras nacionalidades. 
Hospital Lauro Reus na sessão…
Vereadores de Campo Bom solicitam a presença de representantes do Hospital Lauro Reus na sessão da Câmara de semana que vem (dia 30). Parlamentares cobram, em números, as melhorias implementadas e os atendimentos realizados nos últimos sete meses, período no qual o Hospital de Caridade São Roque assumiu a Casa de Saúde. Marinho (PPS) e Deoclécio Shuetz (PMDB) entregaram o ofício de convite à direção, que já confirmou a presença.
O começo…
Passada a Copa do Mundo, a região deve ser “invadida” pelos candidatos das eleições deste ano. O clima na política da região deve esquentar, visto a grande quantidade de opções “daqui”. Sapiranga deve ter pelo menos dois candidatos a deputados estaduais. Campo Bom, outros quatro. Sem contar os chamados “ladrões de votos”, que vêm de outras regiões do RS para tentar garimpar algo por aqui.
Retomada!
Obras na Travessão Ferrabraz, em Sapiranga, foram retomadas nesta semana. Equipes trabalham no reposicionamento de uma rede de energia. 
Sem sessões
Devido ao jogo da seleção brasileira na Copa do Mundo, Câmaras de Vereadores de Araricá e Nova Hartz não tiveram sessões na segunda-feira (23). Atividades serão retomadas na segunda (30), às 17h30 e 19h, respectivamente.
Caindo de maduro a ideia
 A proposta de iluminar a RS-239 através de energia solar não é nenhuma novidade. Aliás, todos os governadores que passaram pelo Piratini poderiam ter aplicado a proposta. Não fizeram por falta de pressão das lideranças da região e também por falta de vontade política. Tem que acabar com essas conversas `moles’ e partir para ação! A escuridão toma conta, mortes estão ocorrendo e as lideranças só observam.
Falcão na Copa em Porto Alegre!
No último domingo (22) fui ao Beira-Rio para apreciar o jogo válido pela Copa do Mundo, entre Argélia e Coréia do Sul. No entorno do estádio, encontrei o major do Corpo de Bombeiros de Sapiranga, Marcus Vinícius Falcão Sperinde, que trabalha no evento para prestar auxílio em possíveis situações de risco.
Criação de Sites Porto Alegre

  •   
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Talvez você se interesse


  •   
  •  

Os buracos da Corsan
Vereador Nico (SDD), de Sapiranga, mostrou-se indignado com a demora da Corsan para fechar os buracos que abre nas ruas do município. “Faço pedidos para taparem os buracos e eles não fazem o serviço. Dizem que é uma empresa terceirizada”. Nico ainda relembrou que existe projeto de Lei na Câmara feito pelo então vereador Carlos Eduardo Bobsin, o Bobi, no início da década de 2000, que dá 48 horas para a Corsan tapar os buracos que abrir em vias públicas, sob pena de multa. A lei não é aplicada hoje em dia e ninguém fiscaliza a mesma. 
Ponte da Rua 2 de Dezembro
Pode estar chegando ao fim o suplício de motoristas da região que precisam desviar da ponte interditada na Rua 2 de Dezembro, entre Nova Hartz e Araricá. Encontros entre os técnicos das prefeituras vem ocorrendo seguidamente. Há quem garanta, inclusive, que a Prefeitura de Araricá será a responsável por destruir a estrutura antiga e dar destino aos materiais. O custo da obra? Cerca de 88 mil reais para cada município. 
Abrigo público
Vereador de Sapiranga, Dico (PT, foto), sugeriu à Prefeitura a criação de um abrigo público para usuários de drogas e moradores de rua da cidade. “O vício é difícil de superar. Os adolescentes correm ainda mais riscos quando estão em situação de rua, expostos à violência. Sugiro um abrigo público para recuperação dessas vidas”, frisou Dico.  
Jamir continua
Jamir Pelicioni, vereador de Nova Hartz (foto), foi reconduzido no comando do PSB da cidade. 
Faixas
Balardin (PTB), de Sapiranga, alterou que as faixas de segurança estão em locais errados nas ruas. “O motorista precisa parar em cima das faixas, pois senão não consegue visualizar quem vem na outra rua”.
Os Flávios…
Não se espante morador de Araricá. Como já se sabe, na política tudo pode acontecer. Nesta semana, foi cogitada para este colunista a hipótese de Flávio Foss (PP) concorrer a prefeito nas próximas eleições. O vice dele seria o vereador Flávio Maciel, que ainda é do PMDB, mas deve mudar de sigla no ano que vem. Membros do PP garantem que já foram procurados por Maciel.
Cartão do Idoso
Sandrinho Seixas (PP) de Sapiranga sugeriu para a Prefeitura a criação do cartão do idoso. O objetivo é priorizar o atendimento e os direitos das pessoas com idade igual ou maior do que 60 anos em lugares públicos e privados da cidade.
Vicente Selistre
O campo-bonense Vicente Selistre (PSB) teve o seu nome homologado como candidato a deputado estadual no último sábado (14). Além de Selistre, Campo Bom também deve ter como candidatos ao cargo Victor de Souza (PC do B), Ozéias Cardoso (PMDB) e Fabiano Feltes (DEM).
Criação de Sites Porto Alegre

  •   
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Talvez você se interesse


  •   
  •  

Fogo amigo
O cenário político de Sapiranga, Araricá e Nova Hartz tem um ingrediente em comum. Três vereadores, que no papel deveriam ser governistas, mostram-se contrários às opiniões dos seus prefeitos. Bruna Blos (PP), Flávio Maciel (PMDB) e Cléo Hendges (ex-PT, agora do PROS) não compartilham mais de uma boa relação política com Corinha Molling (PP), Sergio Machado (PMDB) e Arlem Tasso (PT), respectivamente.  
O sonho em comum
Há cerca de um ano, os três vereadores caminhavam lado a lado e, nos seus discursos nas Câmaras de Vereadores, exaltavam os “chefes” das suas Prefeituras. Hoje, tudo mudou. Flávio Maciel quer ser o prefeito de Araricá. Cléo Hendges não esconde que deseja concorrer ao cargo máximo da política de Nova Hartz. E a progressista Bruna Blos, apesar de não admitir publicamente, vislumbra comandar a Prefeitura de Sapiranga no futuro. Bruna e Maciel devem mudar de sigla em 2015. Hendges já saiu do PT e foi para o PROS.  
Os sem lotérica
Os moradores de Campo Bom estão revoltados com as filas nas duas casas lotéricas, que ainda estão abertas na cidade. Com o fechamento de dois pontos (um no Centro e outro no bairro Celeste), os moradores precisam enfrentar filas que dobram esquinas nas duas lotéricas que ainda estão operando. A Caixa não tem previsão de abrir concorrência para novas casas lotéricas no município em 2014.
Audiência
O alto número de homicídios em Sapiranga no ano de 2014 também respinga em municípios vizinhos. Apesar de Nova Hartz só registrar um caso de assassinato neste ano, vereadores da cidade irão propor uma audiência pública para tratar da segurança na cidade. 
Fique ligado!
As Câmaras de Vereadores e Prefeituras da região devem ter horários diferenciados durante a Copa do Mundo, que inicia nesta quinta (12).
O tal de facebook
Rede social muito utilizada na internet sofre críticas por parte de alguns políticos. Nesta semana, o presidente da Câmara de Sapiranga, Guto (PMDB), voltou a se manifestar. “Não concordo com a forma que o facebook é utilizado por muitos, que criam perfis falsos para agredir moralmente e inventar coisas sobre os outros”.  
Projetos querem abolir máscaras
Em Campo Bom, o projeto proposto por Marinho de Moura (PPS), vedando o uso de máscaras em manifestações, foi aprovado esta semana. Agora, quem for pego cobrindo o rosto em manifestações, terá que se entender com a polícia. Vereador de Sapiranga, Sandro Seixas (PP), apresentou proposta semelhante.
“Que saia logo do PMDB e vá pro PP”
A sessão da Câmara de Araricá ia para o final de forma tranquila. Foi o governista Adriano Sperb (PMDB) ir para a tribuna e o clima ficou quente. “O Flávio Maciel tem que sair do PMDB e ir logo para a oposição, para o PP. Sei que tem coisas erradas. Mas se ele fosse prefeito, com certeza não faria melhor”. Maciel ficou furioso e rolou bate-boca.  
Criação de Sites Porto Alegre

  •   
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Talvez você se interesse


  •   
  •  

Para recortar e guardar
Conversei com duas grandes lideranças do PMDB de Sapiranga e questionei as chances de daqui a dois anos, nas eleições municipais, o partido se coligar novamente com o PT. Ambos ressaltaram que, apesar do governo Corinha Molling (PP) ainda não ter decolado por várias questões, a chance da coligação com os petistas é praticamente nula. “Acompanhamos de perto todas as dificuldades que a prefeita têm para tirar a cidade do prejuízo deixado. Em termos de gestão, o governo da Corinha dá de 10 a 0 na administração passada”, disse um dos caciques do PMDB.
Oposição elogia calçadas
Em Araricá, vereador Flávio Maciel (PMDB), que faz oposição ferrenha contra o prefeito do próprio partido, Sérgio Machado, deixou as críticas de lado nesta semana e elogiou os trabalhos de construção de novas calçadas que estão sendo feitas nos passeios públicos do município. “Além de embelezar a cidade, vem ao encontro de melhorias na mobilidade urbana de Araricá”, frisou Maciel. 
Olívio popstar!
Mulheres, homens, jovens…Todos queriam tirar uma foto com o ex-governador do RS, Olívio Dutra, durante sua passagem por Sapiranga, na semana passada. Considerado uma espécie de “reserva moral” entre os petistas, Olívio Dutra é uma pessoa ímpar. Discursou por mais 40 minutos, posou para dezenas de fotos e ainda atendeu o Jornal Repercussão – único jornal presente no ato.
Em estudo 1
Guto (PMDB), presidente da Câmara de Vereadores de Sapiranga, voltou a se reunir com a direção do Hospital Sapiranga. Na pauta, um futuro repasse de recursos para a compra de aparelhos de climatização. A direção encaminhará o número de aparelhos ao presidente em breve.
Em estudo 2
Proibição de máscaras em manifestações públicas  não foi à votação na Câmara de Campo Bom. Opiniões divergem.
Egon toma posse no PT
Ex-vereador de Sapiranga, Egon Kirchheim, tomou posse oficialmente na presidência do Partido dos Trabalhadores (PT) da cidade. Kirchheim não esconde para ninguém que o seu sonho é ser o prefeito de Sapiranga. Em 2016, pode ter o caminho livre para concorrer, ou não. Tudo depende do que acontecerá nas eleições deste ano. Se o ex-prefeito, Nelson Spolaor (PT), for eleito deputado estadual, tudo ok. Mas, se Spolaor não conseguir a vaga na Assembleia Legislativa, a “briga” tem tudo para ser quente dentro do próprio partido nas próximas eleições municipais.  
Ações, sim. Abraços, não.
Historiadora de Sapiranga, Dóris Fernandes, comentou o “abraço simbólico” feito na Casa Tombada Johann Schmidt no domingo (1), pela responsável do local, a Fundação Cultural. “Precisamos é de ações imediatadas! Para quê um abraço, senão para chamar a atenção deles próprios”, disse.
“Aos que só criticam o nosso trabalho, seja por facebook ou nas rodas de conversas, queria que se colocassem por 24 horas no papel de um vereador”.
Guto (PMDB), vereador de Sapiranga
Criação de Sites Porto Alegre

  •   
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Talvez você se interesse


  •   
  •  

Polícia Civil perde forças em Sapiranga
O exemplo mais claro do desmonte que ocorre na segurança pública em Sapiranga (responsabilidade do Governo do Estado) está na Polícia Civil. Mais dois servidores concursados foram transferidos para Novo Hamburgo, sem que para o lugar deles viessem novos agentes. Com poucos policiais aptos para o trabalho de investigação, os atuais 15 funcionários públicos, que atuam na Delegacia de Polícia (DP) no município, precisam se desdobrar no trabalho diário. Simples estagiários, que ajudavam (e muito) os funcionários, também não terão os seus contratos renovados. O último que sair da DP de Sapiranga apague a luz! 
Saída da Secretária de Educação
Após situação polêmica na semana passada, envolvendo menores que estariam “tocando o terror” em uma escola municipal de Sapiranga e que ganhou repercussão em canais de televisão, vereadora Cleidi do Prado (PT) disse: “Está na hora da secretária de Educação e coordenadores pedagógicos sairem de trás do armário e começarem a agir!”. A frase foi apoiada no discurso de Balardin (PTB), que sugeriu uma modificação no comando da pasta.
Tradição gaúcha
Patronagem do CTG de Campo Bom M’Bororé prestigiou a sessão dos vereadores de segunda-feira (26). Entre os motivos para a visita estava o projeto de lei que repassa 50 mil reais para a realização do XVI Sarau de Artes Gaúchas e do V Sarau de Artes Gaúchas Escolar. Vereadores destacaram o envolvimento que o evento proprociona aos jovens do município.
Anti-Copa
Vereador Rubinho (PP) de Sapiranga não é favorável aos bilhões investidos em estádios da Copa no Brasil. “Imaginem esse dinheiro investido em áreas como a saúde e a segurança do país!”, disse o parlamentar nesta semana.
“Que saudades do Nenê!”
Após mais uma discussão entre os vereadores Beto Goetert (PP) e João Moraes (PT) na Câmara de Sapiranga, sobre qual partido (PP ou PT) fez mais pela cidade, o presidente da Casa, Guto (PMDB), disparou: “Que saudades do Nenê”, referindo-se ao ex-prefeito da cidade em parte dos anos 80 e 90, Waldomiro dos Santos,  o Nenê, que foi da sua sigla.  Guto citou os benefícios que o funcionalismo público recebia na época.
Cartão do Idoso
Proposta sugerida pelos vereadores do PROS de Araricá, Gelson, Max e Gilberto,  virou lei na cidade. Prefeito Sergio Machado (PMDB) sancionou o projeto que cria o “Cartão para Idoso”. Toda a pessoa com mais de 60 anos terá o direito de adquirir o cartão sem custo na Assistência Social da cidade. O cartão dará preferência em postos de saúde, correios, agências bancárias, lotéricas e todos os espaços públicos e privados do município. 
Fixinha e a audiência
Audiência pública ocorrida na última semana na Assembleia Legislativa e que tratou sobre a segurança pública foi sugerida pelo deputado estadual João Fischer (PP). Vereadores e lideranças políticas de toda a região estiveram presentes, inclusive representantes da Brigada Militar, Polícia Civil, entre outros. Um grupo de trabalho foi constituído para acompanhar as ações na área.
Criação de Sites Porto Alegre

  •   
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Talvez você se interesse


  •   
  •  

Câmeras de monitoramento
Uma boa notícia foi divulgada em audiência pública ocorrida na última semana no auditório da Secretaria de Educação de Sapiranga. As câmeras de monitoramento serão reativadas no município. E mais: ao invés das nove câmeras antigas, agora serão 17 novos equipamentos. Campo Bom “inaugurou” oficialmente a tecnologia de câmeras em HD na terça-feira (20). Aliás, em demonstração feita pela Brigada Militar campo-bonense, a qualidade de imagem do sistema impressiona. 
Críticas ao Major e ao Delegado
Alguns vereadores de Sapiranga criticaram a postura do comandante da Brigada Militar, Major Carpes, e do delegado da Polícia Civil, Ernesto Clasen, nas duas audiências públicas que trataram sobre a segurança pública na cidade. “Vimos depoimentos de ambos totalmente diferentes nas duas audiências. Na frente de representantes do Estado, disseram que a Prefeitura não ajudava. Na frente da prefeita, no outro dia, já estava tudo certo e disseram que Prefeitura dá auxílio”, disse Valmir Monteiro (PMDB).
Reajuste
Os vereadores de Nova Hartz terão reajuste salarial de 5,56%, retroativos a 1º de maio. A proposta foi aprovada junto com os projetos que concederam o mesmo percentual de aumento para os servidores da Prefeitura e da Câmara de Vereadores. Cabe ressaltar que no ano passado os parlamentares não tiveram nenhum tipo de reajuste nos contracheques.
Politicagem
Em debate acalorado na Câmara de Vereadores sobre qual das duas audiências públicas sobre segurança na semana passada foi a mais importante na cidade, presidente da Câmara de Vereadores de Sapiranga, Guto (PMDB), disparou: “As duas foram essenciais. E em todo lugar tem politicagem. Teve nas duas audiências isso! Nós, políticos, temos que entender que a comunidade não é cega e vê que existe a politicagem em todo lugar”.  
 
Organização no esporte e lazer
Nenhum município da região do Vale do Sinos possui tamanha organização na área de promoção de eventos esportivos como a Secretaria de Esportes e Lazer de Campo Bom. Parabéns a equipe da secretaria, comandada pelo secretário João Carlos e Silva (o JC), e aos seus colegas Marasca, Pedro Réus, Jânio, Joares e César.
Cobrança em Araricá
Vereador de Araricá, Paulo Foss (PP), criticou nesta semana na Câmara a administração do prefeito Sergio Machado (PMDB) e disse que, para o cidadão protocolar algo na Prefeitura, deve pagar R$2,50. 
Está no Código Tributário desde 1997
O prefeito de Araricá garante que a cobrança está no Código Tributário do município desde 1997. “Quem gerar o protocolo no setor de administração pagará R$2,28, cobrança essa que já é gerada de forma automática”. No entanto, Sergio Machado frisa que os cidadãos podem procurar diretamente as secretarias municipais, onde não irão pagar a taxa. Exemplo: Conserto de buracos em ruas devem ser solicitados diretamente na Secretaria de Obras.
Criação de Sites Porto Alegre

  •   
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Talvez você se interesse


  •   
  •  

Corinha cobra de Tarso
Documento enviado pela prefeita de Sapiranga, Corinha Molling (PP), juntamente com o Consepro e Acisa, cobra do governador Tarso Genro (PT) medidas urgentes em relação à segurança pública. Nesta semana, Corinha mostrou indignação: “A segurança é dever do Estado! A situação que Sapiranga vive hoje nesta área é calamitosa. Não é possível enviarem militares da região para a Copa!”.  
Major da Brigada Militar fala
Em conversa com este colunista nos últimos dias, o comandante do 32º BPM, Major Carpes, relatou que o problema não é exclusivamente a falta de efetivo. “Tem que mudar as leis. A Brigada Militar vai lá, prende o bandido e, muitas vezes, em poucas horas, ele já está em liberdade”.  
“Mentira do padre”, diz Gêmeos
Vereador Gilberto Gêmeos, de Sapiranga, disse que o Padre Jacó mentiu na passeata que relembrava a morte da empresária Ivete. O católico disse ao público presente ter ficado sabendo que advogados do Sindicato dos Sapateiros da cidade se propuseram a defender os criminosos. 
Nova Hartz
Vereador Benedito (PT, foto) de Nova Hartz cobrou novamente redutores de velocidade e sinalização na ERS-464, que liga o centro de Nova Hartz a RS-239. Benedito frisa que tanto a Câmara como a Prefeitura já fizeram vários pedidos para o DAER e EGR. Mais um acidente com vítima fatal ocorreu na 464 no último final de semana.
Bruna fora?
A frase de Bruna Blos (PP) soou forte na Câmara de Sapiranga nesta semana. Da tribuna, a progressista disparou: “O próprio PP está me expulsando do partido”. Bruna disse que não é mais convidada para reuniões com a base governista e nem da sua própria sigla.
Araricá
Flávio Maciel (PMDB) não gostou do publicado nesta coluna semana passada. Ele disse que não procura outra sigla, mas frisa que pelo PMDB não concorre mais.
Estudo do trem em agosto
Com a intenção de ampliar os estudos de viabilidade financeira de qual é o melhor tipo de veículo (trem pesado como em Novo Hamburgo ou o Veículo Leve sobre Trilhos – VLT – como o aeromóvel de Porto Alegre), a Oficina Engenheiros Consultores Associados pediu prorrogação no prazo de apresentação das conclusões do estudo. Previsto para ser entregue em maio, o prazo foi prorrogado para agosto. Os levantamentos técnicos da viabilidade do trem chegar até Sapiranga, passando por Campo Bom, custarão R$ 1,49 milhão, R$ 510 mil menos do que o valor inicial.
Guarda armada em Campo Bom
Vereador Alexandre Hofmeister (PP) encaminhou requerimento ao prefeito, Faisal Karam, sugerindo um estudo para os agentes de trânsito portarem armas. No entendimento de Alexandre esta medida ajudaria a aumentar a segurança em Campo Bom. Jair Wingert (PSB) lembrou que apenas cidades com mais de 100 mil habitantes podem criar a Guarda Armada, mas que se o projeto fosse enviado para apreciação, votaria a favor.
Criação de Sites Porto Alegre

  •   
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Talvez você se interesse


  •   
  •  

Univales ganha força!
O movimento pela implantação de uma Universidade Pública Federal (Univales) na região começa a ganhar corpo. Vereadores, entidades, sindicatos, união de estudantes e forças políticas estão unidos no tema. Em Sapiranga, audiência pública ocorreu na semana passada. A vez de Campo Bom é nesta quinta-feira (8), na Câmara de Vereadores, às 19h. 
Cleo quer a Prefeitura!
Se as eleições para a Prefeitura de Nova Hartz fossem hoje, o município teria pelo menos 3 ou 4 candidatos. O último que manifestou sua intenção a esta coluna é o vereador Cleo (PROS). Ele quer voar alto em 2016!
Mão na massa…
Esse que você vê na foto ao lado é o vereador Guto (PMDB) de Sapiranga. No sábado (3), ele convocou a sua equipe para realizar uma roçada no Centro Comunitário do Lot. Pinheirinhos, no Amaral Ribeiro, e pegou junto nos trabalhos.
Vice da Ana
Cássia Carpes (SDD), deve ser indicado nos próximos dias como o candidato a vice-governador da chapa de Ana Amélia Lemos (PP). As negociações estão muito avançadas e o fato deve ser confirmado até segunda-feira (12). Em recente visita ao Repercussão, no mês de março, Cassiá já havia sinalizado a hipótese.
Sem uniforme
perde ponto
 Conselho Tutelar de Campo Bom foi acionado para um atendimento curioso. Estudante que não estava de uniforme na Escola Borges de Medeiros foi ameaçado com perda de nota. 
Rua do CEUs
As obras do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEUs), em Campo Bom, estão quase conluídas. Porém, falta asfaltar a rua que possibilitará o acesso ao novo espaço.
PROS não quer Maciel…
Vereador Flavio Maciel, que já disse querer sair do PMDB de Araricá por falta de espaço, tenta flertar com o PROS da cidade, dos também vereadores Gelson, Max e Gilberto. Acontece que, ao menos por enquanto, ele só tenta. Líder do PROS em Araricá confidenciou  a esta coluna que o partido não quer Maciel “nem a pau” no seu quadro de filiados. Acreditam que o vereador não agregará positivamente em nada para a sigla.
Cumprindo o papel…
A fala partiu do vereador Nico (SDD) de Sapiranga e, em tempos onde a maioria dos políticos não aceita críticas, a frase merece destaque. Minutos antes da sessão da Câmara de semana passada, Nico foi questionado por seus colegas vereadores se “sentaria o pau” no Jornal Repercussão na tribuna, por causa da matéria de divulgação de diárias publicada no veículo, e respondeu: “A imprensa é livre. O Repercussão está apenas cumprindo o seu papel de informar a população. Quem está no cargo público tem que aceitar a crítica”. Fala que merece respeito!    
Criação de Sites Porto Alegre

  •   
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Talvez você se interesse


  •   
  •  

Repercussão das diárias
O alvoroço causado em Sapiranga com a matéria de semana passada do Jornal Repercussão, que tratava sobre o uso de R$98 mil em diárias pelos vereadores, teve desdobramentos na Câmara nesta segunda-feira (28). Vereadora Cleidi do Prado (PT) mostrou-se irritada com a divulgação dos números pelo Repercussão e ainda misturou assuntos, pedindo que todos os jornais fossem transparentes, dizendo para a população “quantas assinaturas recebem da Prefeitura para as escolas da cidade”.
Resposta
Para a vereadora Cleidi, fica esclarecimento que o Repercussão tem 34 assinaturas contratadas para as escolas de Sapiranga, o que representa um único exemplar do jornal para cada uma das 34 instituições da cidade. Indo além, o Repercussão esclarece que os 13 postos de saúde e as secretarias do município também recebem um exemplar cada. Juntando tudo, o número ainda fica cerca de cinco vezes menor do que os outros jornais semanais com circulação em Sapiranga recebiam até poucos anos atrás, que era aproximadamente 300 assinaturas para cada. 
Vereador de memória curta
Valmir Monteiro (PMDB) também criticou o Repercussão. Ele disse que o jornal sempre critica os vereadores e ainda frisou: “O vereador nunca recebe elogios no Repercussão!”. Valmir esquece que semanalmente colocamos várias pautas positivas do trabalho da vereança. A própria atitude de Monteiro, que cobrava solução para o Campo dos Pinheirinhos, no bairro Amaral Ribeiro, foi ressaltada com destaque em nossa edição do dia 5 de setembro de 2013, página 10 e foto de capa.
Jornal Repercussão do lado do cidadão
Aos vereadores que ficaram “brabos” com a matéria das diárias, lamentamos. Pois fiquem sabendo que o Jornal Repercussão não tem medo de cara feia e sempre colocará, acima de tudo, os seus leitores e a necessidade de usar adequadamente os recursos públicos. Afinal, estamos em uma democracia e o papel dos jornais é de denunciar abusos em todas as esferas.   
PT fica chupando dedo
O fato da semana no Vale do Sinos, pelo menos no meio empresarial, foi a jogada de mestre do prefeito, Faisal Karam (PMDB). Deixou o petista, Luis Lauermann (prefeito de Novo Hamburgo), desnorteado com a mudança de ares que o Grupo Amazonas buscou. Empresa chega à Campo Bom e no primeiro ano de atuação (em 2015), deixará no caixa da Prefeitura R$ 350 mil.
Queria solenidade
Vereador de Araricá, Flávio Maciel (PMDB), parece muitas vezes preocupar-se com futilidades. Na sessão da Câmara nesta semana cobrou o prefeito Sergio Machado (PMDB), pois queria que o início da vacinação da Gripe A tivesse “solenidade de abertura” na cidade.
Oposição
Maciel, que no início de 2013 fazia questão de andar ao lado de Machado, hoje procura novo partido. Mas, deseja sair do PMDB só em 2015. Com uma saída agora, perderia o cargo na Câmara.
PSC de Nova Hartz
O Partido Social Cristão (PSC) de Nova Hartz frisa que não está ao lado do PMDB para eleger Edson em 2016, conforme disse acreditar o vereador Colombo (PMDB) a esta coluna do dia 10/04. O PSC quer eleger o prefeito do próprio partido nas próximas eleições municipais!
Criação de Sites Porto Alegre

  •   
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Talvez você se interesse


  •   
  •  

Na hora “H”…
 O vereador de Sapiranga, Sandro Seixas (PP), reclamou na sessão desta semana a ausência dos demais colegas em reunião que ele marcou com a direção do Hospital da cidade na última semana. “Tem vereador que sempre fala mal do Hospital na tribuna. Mas quando chega a hora de ir lá junto e pedir esclarecimentos, nem aparecem”, frisou. A frase foi contestada por Nico (SDD), que respondeu: “Do mesmo eu não iria lá. O dinheiro que a Prefeitura repassa (R$250 mil mensais) nunca retorna em melhorias para a comunidade”, rebateu. 
Hospital Sapiranga x Lauro Réus
Na opinião do vereador sapiranguense Valmir Monteiro (PMDB) o Hospital de Sapiranga “dá de 10 a 0” no Lauro Réus, de Campo Bom. Monteiro citou que, apesar da Casa de Saúde campo-bonense receber R$800 mil mensais da Prefeitura, os serviços ficam muito aquém dos oferecidos no Hospital de Sapiranga. “Existem várias coisas para melhorar aqui, mas não está tudo ruim como alguns vereadores falam. Pelo contrário. O Hospital daqui é referência para a região”, citou.
Leilão
Pregão presencial para compra de 300 tipos de medicamentos gerou economia de R$ 390 mil aos cofres de Araricá. O prefeito, Sergio Machado (PMDB, foto), comemorou o resultado. Disse que a cotação inicial era de R$ 590 mil e com o modalidade do pregão, o preço final chegou a R$ 200 mil.
Saia justa
Uma cena curiosa ocorre nesta quinta-feira (17), no gabinete do prefeito Faisal Karam (PMDB). O deputado federal, Alexandre Roso (PSB), vai até a Prefeitura anunciar a liberação de R$ 250 mil para a compra de equipamentos para postos de saúde. O detalhe é que o PSB é o principal opositor do PMDB no município. E junto com Roso, estará o sindicalista e candidato a deputado estadual, Vicente Selistre, outro ferrenho crítico de Faisal.
Balardin indica nomes para Hospital
Em recente conversa com Elita Herrmann, diretora do Hospital Sapiranga, o vereador Balardin (PTB, foto), indicou dois nomes de otorrinolaringologistas para a diretora. A contratação destes profissionais ajudará o Hospital a dar mais rapidez nos atendimentos.
Faltam fitas de glicose em Campo Bom
Morador procurou gabinete do vereador, Jair Wingert (PSB), para relatar a falta de fitas que medem a glicose no Posto de Saúde do bairro Morada do Sol. Prefeitura alega que licitação está em andamento para compra de materiais.
Drogadição
Vereador Camilo (PSB) de Sapiranga exigiu atitudes urgentes da Brigada Militar, no intuito de coibir o uso de drogas ao lado da Casa do Agricultor, nas “casinhas” que serviriam para expositores de artesanatos e estão abandonadas há anos. “Tem pessoas que até já foram assaltadas ao passarem por ali durante a noite”. 
Morador procurou gabinete do vereador, Jair Wingert (PSB), para relatar a falta de fitas que medem a glicose no Posto de Saúde do bairro Morada do Sol. Prefeitura alega que lcitação está em andamento para compra de materiais.
Criação de Sites Porto Alegre

  •   
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Talvez você se interesse


  •   
  •  

Hospital Regional é o caminho
Aos poucos, a união dos prefeitos do Vale do Sinos começa a dar os primeiros resultados e, os recursos para a elaboração do projeto de construção do Hospital Regional, começam a aparecer. Mobilização liderada pelo prefeito de Campo Bom e presidente da Associação dos Municípios do Vale do Rio dos Sinos, Faisal Karam (PMDB, foto), conquistou o apoio na região da prefeita de Sapiranga, Corinha Molling (PP), do arariquense Sergio Machado (PMDB) e do petista Arlem Tasso, de Nova Hartz.
Recursos através da Consulta Popular
Desde o início das assembleias municipais da Participação Popular e Cidadã (PPC) – etapa que antecede a votação em junho da antiga Consulta Popular – cada município vem incluindo a proposta de elaboração do projeto para construção do Hospital Regional como prioritário. Nos quatro municípios (Araricá, Campo Bom, Sapiranga e Nova Hartz), os moradores disseram sim a proposta.
Em sintonia
O vice-prefeito de Sapiranga, Jairo Renner (PMDB), garante que sua sintonia com a prefeita Corinha Molling (PP) é tão boa que, quando as eleições de outubro chegarem, ele não colocará nenhuma placa em sua casa e nem adesivo em seu carro de nenhum candidato a deputado federal. Renner frisa que, apesar de ser de outra sigla, vai respeitar a candidatura do marido de Corinha na cidade, o deputado federal Renato Molling (PP). 
Delegado sai
Cléber dos Santos Lima, não é mais delegado de Campo Bom. Ele aceitou um convite do comando da Polícia Civil para assumir a Divisão de Investigação de Narcotráfico do Departamento Estadual de Narcóticos (Denarc). Não há definição de quem será o seu substituto. 
Água com…
Ex-prefeito de Araricá, Flávio Foss (PP), usou a tribuna da Câmara e foi enfático: “As obras de água tratada são fundamentais. Há tempos os arariquenses bebem água com cocô”.
PMDB de Nova Hartz já definiu
O vereador e também presidente do PMDB de Nova Hartz, Colombo, disse que o partido já tem candidato a prefeito nas eleições de 2016. A sigla apostará mais uma vez em Edson Trindade, que fez 5.219 votos em 2012, ficando atrás do prefeito eleito, Arlem Tasso, por apenas 172 votos. Colombo acredita na coligação com o PSC, do vereador Pedrinho, e também na parceria com o PROS, do ex-petista Cléo Hendges, vereador mais votado em 2012.   
Enxurrada de indicações
A oposição em Nova Hartz, aliás, tem sido ferrenha em algumas ocasiões. Na sessão de segunda-feira (7) da Câmara, vereadores do PMDB apostaram: quem fizesse menos indicações pagava o churrasco! Pelo jeito, Jairo e Colombo terão que rachar a conta, pois o campeão foi Osmar de Campos, com 24 indicações de melhorias pela cidade, contra 20 de cada um dos seus colegas de partido.
Vereador da base confidenciou a este colunista que a motivação dos peemedebistas está em aparecer “bem na foto” no ranking de atuação dos parlamentares, divulgado a cada semestre pelo Jornal Repercussão. 
Criação de Sites Porto Alegre

  •   
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Talvez você se interesse


  •   
  •  

PT e PMDB
As palavras do vereador de Sapiranga João Moraes (PT), relatadas nesta coluna na semana passada, deixaram líderes do PMDB irritados! Moraes disse que o PMDB “não tem cacife para colocar candidato a prefeito na cidade e só vai para o lado que está ganhando”. A resposta nesta semana veio em tom forte, por parte dos vereadores peemedebistas Guto e Valmir Monteiro, que pediram mais respeito com a história do partido em Sapiranga. 
“Menina dos olhos do PT”
Guto, inclusive, disse que toda semana recebe ligações de membros do PT, para que o PMDB indique o vice na mesma chapa nas eleições municipais de 2016, retomando a parceria que durou 6 anos, durante o governo de Nelson Spolaor (PT). “Eles (PT) querem que colocamos o nome para vice do Egon Kirchheim”, disparou Guto. A situação exposta fez Balardin (PTB) ironizar: “Ainda faltam dois anos e meio para as eleições municipais e vemos que as coligações já estão muito avançadas”, disse sorrindo.
Convite especial
Únicos vereadores presentes na escolha das soberanas da principal festa de Araricá, a Festa das Azaleias, foram Gelson e Gilberto (PROS) e Adriano (PMDB). Vereador de oposição ao prefeito na cidade, Sergio Machado (PMDB), o progressista Paulo Foss disse que não foi ao evento porque não recebeu o “convite especial” por parte da Prefeitura.
Goteiras
Há quem garanta que as trocas das telhas no ginásio Nenezão, em Sapiranga, foram insuficientes para impedir que pontos da quadra fiquem molhados. A reportagem esteve no local e constatou, de fato que, em dias de chuva, os funcionários ainda sentem os reflexos do destelhamento.
Mudou
Vanderlei Harff não é mais o secretário da Agricultura de Sapiranga. Assume Valdes de Araújo.
Segurança e câmeras em Campo Bom
Devem entrar em funcionamento até o final de abril as câmeras de monitoramento de Campo Bom. Dois dos dez pontos ainda precisam ser instalados e conforme o presidente do Consepro, Pedro Rogério Martins Duarte, a expectativa é grande e o treinamento dos policiais para operar o sistema já começou. Fato curioso: Passeata ontem (2) à tarde, no bairro Imigrante, cobrou maior policiamento.
PSB flerta com PP em 2016
Soou no mínimo curiosa a declaração do vereador Jair Wingert (PSB) na sessão de segunda (31) em Campo Bom. Wingert disse ser simpático à aliança do PSB com o Partido Progressista (PP) do vice-prefeito, Marcos Riegel, para a disputa da Prefeitura em 2016. Cogitou até que o progressista poderia ser o candidato à prefeito e o PSB indicaria o vice.
Criação de Sites Porto Alegre

  •   
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Talvez você se interesse


  •   
  •  

Homicídios na pauta
Sapiranga realmente não vive os seus dias mais tranquilos. Já são sete homicídios neste início de ano, número que deixa a população apreensiva. Vereador Camilo (PSB) revelou nesta semana o que não é mais novidade: faltam funcionários na Polícia Civil e uma série de materiais fundamentais para a agilidade dos trabalhos do órgão. A Brigada Militar da cidade também não fica longe destas carências. Camilo ainda sugeriu que a Câmara destine recursos para auxiliar no trabalho das forças de segurança no município, visto que se gasta com tantas homenagens no Legislativo. Cabe ressaltar, no entanto, que a responsabilidade de suprir gastos da Polícia Civil e Brigada Militar é do Governo do Estado, o que infelizmente, não acontece como deveria.
Batalha judicial se desenhando
Em Campo Bom, uma nova disputa entre Prefeitura e Sindicato dos Servidores Municipais começará em breve. Isso porque, o presidente da categoria, Silberto Meurer, confidenciou que nas próximas semanas várias ações de grupos de servidores serão movidas. A intenção é cobrar, via Fórum de Campo Bom, o que as legislações tiraram dos servidores nos últimos anos.
Prometeu!
Prefeito de Araricá, Sergio Machado (PMDB), prometeu a este colunista que o conserto da ponte da Rua 2 de Dezembro, junto ao Arroio Ferrabraz, sairá do papel antes do semestre acabar. Com ou sem ajuda de Arlem Tasso (PT), prefeito de Nova Hartz, Machado disse que a obra, na divisa dos municípios, será feita! Já Arlem, garantiu para essa coluna que a Prefeitura de Nova Hartz será parceira no custeio da reforma do local! 
Emendas…
Vereador de Sapiranga, Gilberto Goetert (PP), disse que o deputado federal Renato Molling (também PP) deve enviar emendas em breve para que seja feito o asfaltamento de mais de 50 ruas em Sapiranga.
…só de um?
Já Nico (SDD) cobrou os vereadores para que lutem por emendas junto aos seus deputados. “Cadê as emendas de outros deputados? Só vejo emenda do Molling! Na hora do voto, todos vêm pedir aqui em Sapiranga”. 
“PMDB não tem cacife”
A guerra partidária na Câmara de Sapiranga teve mais um capítulo nesta semana. João Moraes (PT) disse que “o PMDB da cidade não tem cacife para botar candidato a prefeito e só vai para o lado que está ganhando”. Moraes ainda disse que para os peemedebistas tudo estava ótimo quando participavam da administração de Spolaor (PT), mas hoje só falam mal do governo do ex-prefeito. 
Implorando por pouco
Votação do projeto 14/2014, enviado pelo prefeito Faisal Karam à Câmara, gerou discursos esquizofrênicos na segunda (17). A proposta autoriza o município de Campo Bom a firmar convênio com o Banrisul para a implantação do Programa Gaúcho de Microcrédito (onde Campo Bom é um dos últimos municípios a aderir a proposta desenvolvimentista do Estado). Teve vereador que pediu, encarecidamente, para que a informação fosse publicada nos jornais. E claro. Sustentou ser o pai da `criança’.
Criação de Sites Porto Alegre

  •   
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Talvez você se interesse