Felipe Kuhn Braun lança três livros apenas durante o mês de novembro

Contar as histórias da região do Vale do Sinos desde os primeiros imigrantes é um verdadeiro fascínio na vida do escritor hamburguense Felipe Kuhn Braun. Ao todo, já são 27 obras escritas, com milhares de fatos e imagens colecionados.

Este mês é um marco histórico na vida do jornalista, historiador e pesquisador. Isso porque, somente em novembro de 2023, ocorrem o lançamento de três obras literárias assinadas por Felipe.

Agenda de novembro está cheia de novidades

Abrindo a agenda, na última quinta-feira (09), no Centro Cultural 25 de Julho, em Porto Alegre, ocorreu o lançamento do livro “Histórias de São Leopoldo – Dos povos originários às emancipações”, escrito em parceria com Sandro Blume. Em 352 páginas, repletas de fatos históricos contados através de textos e imagens, os escritores trazem atualizações e episódios inéditos desde os primeiros habitantes até as emancipações de São Leopoldo.

No dia 23, às 19h30, na Fundação Ernesto Frederico Scheffel, em Novo Hamburgo, está agendado o lançamento oficial da obra “As noivas de preto”. O manuscrito conta com 111 fotos da época e conta sobre os costumes antigos das noivas imigrantes alemãs, que casavam-se vestindo preto. O livro foi publicado em 2021, em meio à pandemia da Covid-19, porém, por conta do isolamento social, não foi possível realizar o evento. Por isso, o lançamento oficial ocorre agora, dois anos depois.

Encerrando a agenda de novembro, no dia 30 ocorre o lançamento do segundo volume de “História das Irmãs de Santa Catarina”. Em parceria com a Irmã Armela Rhoden, Felipe conta a história da congregação católica das Irmãs de Santa Catarina VM, que veio para o Rio Grande do Sul em 1900. Contando com 432 páginas e 221 fotos, o exemplar é rico em detalhes da atuação das irmãs na região. Inclusive, 25 páginas contam somente sobre a fundação da Escola Imaculado Coração de Maria, em Sapiranga. Na trilogia, o primeiro volume conta sobre as obras da congregação de 1900 a 1920; no volume dois, em questão, estão as obras de 1921 a 1980; e o volume três, que ainda não tem data de publicação, traz as obras após 1980.