Feira do Agricultor de Sapiranga celebra 39 anos

Foto: Cláudia Silva/Prefeitura Sapiranga

Sapiranga – A tradicional Feira do Agricultor de Sapiranga completa 39 anos de atividades neste mês. Para marcar a data, neste sábado (23), além das bancas de vendas de produtos coloniais, o Pavilhão do Agricultor terá apresentação musical, presença de cervejaria, venda de bolinho de batata e, ainda, sorteio de uma cesta de produtos. A feira inicia às 6h da manhã e fica aberta até o meio-dia.

A organização da feira, que acontece nas quartas-feiras e nos sábados, é da Secretaria de Agricultura. “A Feira do Agricultor é um espaço de oportunidades para quem produz e também para o consumidor. A venda dos produtos da agricultura familiar gira a economia no município e ainda leva alimentos para a mesa dos sapiranguenses, por isso a Feira é um lugar de valorização para o produtor local. Temos feirantes que começaram há 39 anos, vendendo num pequeno espaço, ou na rua; e também temos clientes que continuam frequentando com o passar dos anos. Hoje também podemos contar com um dia na semana, onde os produtores de orgânicos certificados têm a oportunidade de vender os seus produtos. Tudo isso só acontece devido a um trabalho de equipe, incluindo os feirantes, a Prefeitura e a Emater para manter tudo organizado para os produtores e visitantes”, destaca o secretário da pasta, Valdes Cavalheiro de Araujo.

Considerando uma estimativa das edições de março deste ano, com a soma de vendas das feiras de quarta-feira, sábado e, ainda, da Feira de Produtos Orgânicos Certificados, que acontece nas quintas-feiras, em uma semana as vendas podem alcançar a média de 5 toneladas em produtos comercializados, cerca de R$ 45 mil em vendas. Atualmente, são 32 produtores rurais cadastrados na Feira do Agricultor, mas o número de pessoas envolvidas acaba sendo bem maior, já que a maioria dos cadastros são de famílias que trabalham juntas na propriedade, o que se repete nas bancas.

Entre os produtores feirantes que participam semanalmente, está Renato Schuck, 76 anos, morador da Picada Verão. “Eu já participo há mais de 30 anos, começamos vendendo bergamota, morcilha, batata doce, aipim, o que tinha e saía bem a gente trazia”, relembra. Ao longo dos anos, as mudanças de legislações e também profissionalização da feira fez com que os Schuck direcionassem mais a produção. “Depois mudamos e paramos com os embutidos. Eu fiquei mais com a massa caseira e o biscoito e ajudo a minha filha”, conta o agricultor que trouxe a família toda para o ramo. Uma das filhas de Renato é Andreia Schuck Dias, que comercializa, principalmente, laticínios, mas faz o atendimento lado a lado aos produtos do pai, que é um dos mais antigos participantes da feira. “Hoje estamos aqui com três gerações da nossa família”, brinca ela, mostrando o sobrinho Enzo Schuck, 7 anos, que acompanha a família no balcão.

Além das atrações especiais em comemoração aos 39 anos da feira, os visitantes vão encontrar a variedade de produtos à venda no local. São derivados de leite, como queijo e a iguaria alemã keschmier; embutidos feito de maneira artesanal como salames e linguiças; pães, cucas, biscoitos, frutas, verduras e legumes.

Tudo isso, produzido em diferentes localidades da área rural de Sapiranga. O pavilhão da Feira do Agricultor fica na Avenida João Corrêa, 1650, no Centro da cidade.

Por Prefeitura Sapiranga