Faccat realiza Semana de Enfermagem em um mês repleto de ações nos cursos

Os últimos dias foram marcados por um evento especial em Taquara. A 11ª Edição da Semana de Enfermagem das Faculdades Integradas de Taquara (Faccat) ocorreu entre 23 e 25 de maio. Com palestras e apresentação de projetos, membros da instituição puderam acompanhar os 3 dias de evento.

 

O primeiro dia da Semana foi marcado pelo debate no Palco de Eventos sobre o tema: “Inovação em Enfermagem: relato sobre a criação de pulseiras para grávidas hipertensas”, com uma das criadoras do projeto, a enfermeira Janaína Pinheiro.

Já no segundo dia o momento foi especial para os alunos com uma novidade, a publicação de resumos estendidos de projetos dos estudantes, com a apresentação destes trabalhos.

A programação encerrou na última quarta-feira (24), com minicursos oferecidos pela Faccat, como os de “Perfuração auricular”; “Introdução à ozonioterapia”; “Noções para consultoria em amamentação”; e “Exame físico”. Todas as atividades ocorreram nas dependências da faculdade.

Mês de atividades

As atividades dentro da Semana de Enfermagem fazem parte do calendário do mês de maio, que contou também com a Semana Acadêmica dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Turismo e Gestão Comercial, além do lançamento do E-book do professor Dr. Marcos Paulo Dhein Griebeler.

Todas as atividades ocorreram nas dependências das Faccat. Nos momentos de palestras com professores e autores de projeto, houve a interação também de forma online.

Por trás do projeto da pulseira

Criado por mestrandas, o Projeto PAGH: Pulseira de Aferição para Grávidas Hipertensas, surgiu de um episódio que envolvia uma das alunas. Janína Pinheiro, enquanto gestante, se preocupava com seu estado de saúde e com sua pressão arterial. Por este motivo, resolveu dar início ao projeto da pulseira para que, assim como ela, gestantes pudessem ter um maior controle sobre este ponto.

O procedimento é simples e até econômico para hospitais e pacientes. Basta que a mulher esteja utilizando o item, que verifica várias vezes o índice e envia para uma nuvem, acessada por médicos e enfermeiros no hospital. O procedimento evita deslocamentos e pode trazer o diagnóstico de doenças na gestação. A pulseira foi desenvolvida durante as aulas do Mestrado Profissional em Enfermagem na Unisinos.

“Criar soluções”

Iniciado pelo momento relacionado às mulheres no período de gravidez, a abertura da Semana de Enfermagem na Faccat recebeu, também, o destaque da coordenadora do curso, Cláudia Capellari, para que os graduandos tenham o interesse em divulgar suas pesquisas e trabalhos, a exemplo de Janaína Pinheiro, envolvida na criação da pulseira de aferição da pressão em mulheres grávidas. “As ações dos enfermeiros são profundas, é muito mais do que cuidar, vigiar. É preciso estar presente e se fazer notar por sua ação. Precisamos registrar patentes, criar soluções e inovações. Somos a maior força de trabalho no Brasil, com mais de 2 milhões de enfermeiros”, destacou a coordenadora.