Estado divulga lista de municípios selecionados para o programa RS Qualificação

Qualificação atende a uma demanda do setor Foto: Lilian Moraes

Região – O governo do Estado, por meio da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional (STDP) divulgou, nesta segunda-feira (2), a lista dos 185 municípios selecionados para o programa RS Qualificação. Eles receberão recursos para elaborar projetos de qualificação e capacitação profissional, no regime de coinvestimento, com o objetivo de melhorarem os indicadores socioeconômicos e de empregabilidade.

As cidades que se encontram com o saldo no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) zerado ou negativo no acumulado dos últimos 12 meses e que tenham Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (Idese) Renda (2019) abaixo de 0,7 foram selecionadas de forma prioritária. O prazo para apresentação de recursos vai até quarta-feira (4).

Os valores a serem repassados dependem do porte de cada município, começando em R$ 50 mil, para aqueles com população inferior a 20 mil habitantes, e podendo chegar a R$ 200 mil, para os que possuem mais de 250 mil habitantes. Entre os dias 10 e 25 de outubro, os municípios contemplados deverão encaminhar o plano de trabalho e anexar os documentos previstos pelo edital para avaliação da comissão julgadora e posterior celebração dos convênios.

As ocupações com maior necessidade de pessoal e sem preenchimento foram analisadas e definidas a partir das principais atividades econômicas do local, das vagas disponíveis em sites de emprego, da base de gestão da rede do Sistema Nacional de Emprego (Sine), das tendências de mercado e de pesquisa realizada diretamente com os municípios. A partir disso, um relatório de demanda por qualificação profissional foi criado e será utilizado como critério para seleção das áreas dos cursos a serem ofertados.

Confira a lista dos municípios selecionados e as qualificações sugeridas

Sapiranga – Corte e costura, leitura e interpretação de desenho técnico, planejamento e controle de produção, auxiliar de logística, operador de empilhadeira, mecânico industrial, desenvolvimento de sistemas, assistente administrativo/financeiro, técnicas de vendas, soldador, torneiro mecânico.

Campo Bom – Costureira, auxiliar na produção coureiro calçadista, manutenção de equipamentos de informática, operador de injetora, técnicas de vendas, auxiliar de expedição, estoquista, assistente administrativo.

Nova Hartz –  Corte e costura, interpretação e leitura de desenho técnico, auxiliar de expedição, auxiliar de limpeza e manutenção, atendente comercial, técnicas de vendas, assistente administrativo, auxiliar financeiro, auxiliar de cozinha.

Taquara – Corte e costura, leitura e interpretação de desenho técnico, planejamento e controle de produção, mecânico, assistente administrativo/financeiro, montador de móveis, auxiliar de limpeza e manutenção, eletricista, operador de empilhadeira, técnica de vendas.

Igrejinha – Corte e costura, auxiliar na produção coureiro calçadista, analise e interpretação de desenho técnico, eletricista, assistente administrativo, auxiliar de logística, auxiliar de cozinha, mecânico industrial.

Três Coroas – Corte e costura, guia de turismo, camareira, recepcionista, garçom, auxiliar de cozinha, técnicas de vendas, almoxarife, auxiliar de limpeza e manutenção, pedreiro, assistente administrativo/financeiro, atendente comercial.

Riozinho – Confeccionador de artefatos em couro e sintético, corte e costura, marceneiro, leitura e interpretação de desenho industrial, operador de produção.

Rolante – Corte e costura, interpretação e leitura de desenho técnico, planejamento e controle de produção, auxiliar contábil, mecânico industrial, auxiliar de almoxarifado, eletricista de manutenção, operador de ponte rolante, auxiliar de logística, marceneiro, montador.

Por Governo RS