Natal da Integração com temática germânica encanta em Campo Bom

A programação do Natal da Integração de Campo Bom, que ocorre desde o início de dezembro, tem aspectos especiais em 2023. O principal deles é que o tema deste ano é a imigração alemã, que em 2024 celebra seus 200 anos.

Pensando nisso, a prefeitura convidou os centros culturais Eintracht e Glockenthal para contribuir com a organização e programação. “No início do ano, o prefeito Luciano (Orsi) deu esse desafio de pensarmos em um natal para homenagear a imigração alemã. Conversamos com as entidades, recebemos um estudo da temática e, a partir daí, iniciamos a busca de parceiros para executar”, detalha a coordenadora de cultura de Campo Bom, Renata da Silva.

Novidades incorporadas e elementos tradicionais foram preservados e repaginados

Renata cita também como foram pensados os elementos que compõem a decoração e a programação, agregando novidades e preservando elementos tradicionais que fazem parte da cultura natalina. “Apesar de todo o resgate das tradições germânicas, não poderíamos perder os elementos que compõem o imaginário e que é comercial, como o Papai Noel, por exemplo”, esclarece Renata. “A gente não eliminou o Papai Noel do evento, mas fizemos uma repaginação na roupa dele. Também continuamos com o Amiguinho, que já é tradicional, mas que recebeu decoração com luzes brancas, remetendo ao frio do natal germânico”, acrescenta.

Outros aspectos também foram levados em conta pela organização do Natal da Integração. “Tivemos uma preocupação em elencar a diversidade, da contribuição de outros povos que contribuíram para a formação da cidade”, destaca. “Na Floresta de Natal, junto ao Memorial ao Pioneirismo, temos o tradicional Pinheiro enfeitado com réplicas de bolachas de natal, mas, também, o Pinheiro de Cipó, tradicional da comunidade indígena” finaliza Renata. O Natal da Integração de Campo Bom segue com atrações até 22 de dezembro.