“Histórias de São Leopoldo” é o novo livro de Felipe Kuhn Braun e Sandro Blume

Foto: Guilherme Werlang

Povoada por aldeias indígenas que vivem até os dias atuais na região, São Leopoldo foi habitada por colonizadores portugueses a partir de 1741. Instituído por lei como berço da Imigração Alemã no Brasil, o município recebeu os primeiros imigrantes alemães em 25 de julho de 1824, tornando-se berço, também, de 40 municípios do Rio Grande do Sul, dentre eles, Campo Bom e Sapiranga.

Em 2024, a Imigração Alemã no Brasil completa 200 anos. Como forma de marcar essa data, o escritor hamburguense Felipe Kuhn Braun está lançando, em parceria com outro colaborador literário, Sandro Blume, o Livro “Histórias de São Leopoldo – Dos povos originários às emancipações”. Em 352 páginas, repletas de fatos históricos contados através de textos e imagens, os escritores trazem atualizações e episódios inéditos desde os primeiros habitantes até as emancipações de São Leopoldo.

Os fatos são abordados no livro em forma de linha do tempo, na ordem cronológica de cada acontecimento. São trazidas histórias das famílias, instituições e sociedades recreativas que foram, passo a passo, fazendo a história da imigração alemã.

Para a construção da obra, foram pesquisados e citados historiadores que, em algum momento, trabalharam a história de São Leopoldo. Nomes como Lauro Muller, Germano Moehlecke e Martin Dreher constam no livro, como referências. Além disso, os autores realizaram buscas intensas em arquivos históricos, museus e livros para incrementar as informações trazidas.

Lançamento

A obra, em diagramação e edição há, aproximadamente, 8 meses, já tem data para o lançamento, que acontecerá em 2 etapas. No dia 2 de setembro, sábado, no Museu Histórico Visconde de São Leopoldo; e no dia 15 de setembro, sexta-feira, na Fundação Ernesto Frederico Scheffel, em Novo Hamburgo.

 

Por Mairan Pacheco