Fé e música campeira para tocar a alma

Tradicionalismo cristão Foto: Divulgação

Por Diego Land

Sapiranga – O poeta, compositor e intérprete nativista sapiranguense Jesiel Dias tem se tornado conhecido por utilizar a sua vocação artística para levar a palavra cristã às pessoas. Tocando em igrejas e centros de tradições gaúchas, ele utiliza o linguajar gaudério de suas canções para traduzir o evangelho para o dialeto gaúcho. Com canções próprias e de outros autores, ele também tenta sensibilizar a igreja em relação a cultura local.

 

“A expressão litúrgica da igreja evangélica vem de seus países de origem, da Alemanha e da Inglaterra. Então, eu trabalho em duas vertentes, traduzindo a mensagem da Bíblia para o dialeto nativo da nossa terra e sensibilizando a igreja em relação a nossa cultura”, explica o músico.

Segundo ele, os cultos não estão equivocados, porém, eles devem estar mais sensíveis para os elementos culturais gaúchos, para que a mensagem evangélica seja na mesma língua das pessoas tradicionalistas.

DA ARQUITETURA PARA MÚSICA

Nascido em uma família evangélica de fortes convicções religiosas, a fé está presente na vida de Jesiel desde pequenino. Já a sua paixão pela música aflorou na adolescência. Só que de acordo com ele, que hoje tem 47 anos, na época, a vida de músico não era bem vista pelos olhos da sociedade. Então, ele decidiu seguir a profissão de arquiteto.

Mas a vocação para música continuou dentro dele, até que em certo estágio da vida, deixou a arquitetura de lado para se dedicar à música tradicionalista cristã. Hoje, ele toca além das porteiras do Rio Grande do Sul e tem cinco álbuns lançados.

Além disso, semanalmente, ele apresenta um quadro na TV aberta, outro através de uma rádio digital e desenvolve, também, outros projetos seguindo a mesma temática.

Discografia: