Corsan entrega melhorias em Sapiranga e outros municípios da região

Reservatório de Sapiranga. Foto: Corsan

Sapiranga – Todos os 29 municípios que fazem parte da Regional Sinos da Corsan tiveram obras finalizadas durante os primeiros 100 dias de gestão da Companhia pela Aegea.

Para garantir a qualidade do serviço de abastecimento em Sapiranga, a Corsan concluiu as melhorias do reservatório que recebe água da Estação de Tratamento (ETA) de Campo Bom e atende o Centro e os bairros Centenário, São Luiz e Amaral Ribeiro. Com capacidade para 700 mil litros de água, a estrutura recebeu pintura e impermeabilização interna. Esses mesmos procedimentos ocorreram também no em Rolante, onde o reservatório que distribui água a 3,8 mil famílias recebeu a instalação de escadas, local para expurgo e novo sistema de estação de bombeamento.

Já em Igrejinha, foi realizada a substituição de 400 metros de rede de abastecimento no bairro Lajeadinho. A nova rede atende uma demanda de 350 famílias, que eram afetadas pelconstante falta de água potável em consequência dos frequentes rompimentos na tubulação.

“Realizamos melhorias para atender necessidades de cada município e também concluímos algumas obras que, há anos, eram muito esperadas. Com satisfação, novamente cumprimos o compromisso junto à população, entregando obras de relevância dentro do prazo programado, com a eficiência e qualidade necessária para o adequado atendimento às comunidades”, explica o superintendente da Corsan na Regional Sinos, Márcio Galarça.

No total, foram cinco obras de extensão ou substituição de redes, totalizando mais de 4 km tubulação instalada, 4,7 km de extensão em adutoras e oito obras para melhorias e perfurações de poços artesianos. Para garantir a qualidade da água distribuída para a população, foram realizadas cinco obras de melhorias em reservatórios, além de intervenções diversas em infraestrutura de serviços e na operação de água e esgoto. O valor total do investimento nos municípios ultrapassa R$10 milhões.

“O desafio que assumimos, de levar a todos os 317 municípios uma intervenção que traga impacto relevante e imediato ao sistema, vem como uma assinatura e um compromisso de se fazer presente frente aos problemas locais. Substituição de redes que estão com problemas de vazamento, perfuração de novos poços para melhorar o abastecimento, revitalização de equipamentos, modernização de infraestruturas, tudo isso fez parte dos nossos primeiros passos na operação. Em paralelo, já imediatamente também, iniciamos aquele que é o grande eixo de investimentos aqui do Rio Grande do Sul: a universalização da cobertura da rede e sistema de tratamento do esgotamento sanitário”, enfatiza o vice-presidente de Operações Regionais do Grupo Aegea, Leandro Marin.

“Nossa meta é elevar os atuais 20%, a atual média dos municípios atendidos pela Corsan, para 90% com rede e tratamento de esgoto em 2033, como prevê o Marco Legal do Saneamento. Vencido o primeiro momento de reavaliação dos projetos que a Corsan estava desenvolvendo, entramos com novos programas e estudos de engenharia para que criássemos condições de executar essas obras, estudando suas logísticas, estado adentro. É muito importante informar as comunidades que isso já está acontecendo em todas as regiões, em todos os municípios, e que vamos continuar trabalhando firmemente para cumprirmos o nosso compromisso com os gaúchos”, acrescenta Marin.

Por Corsan