Sapiranga – A comissão mista da Comarca do município realizou uma reunião para tratar sobre a elevação da Comarca à entrância final. Judiciário, Executivo, Legislativo, instituições e demais órgãos da comunidade e região se reuniram no Fórum da cidade para mobilização, na manhã desta quinta-feira (26).
“A reunião de hoje se trata de um encontro da comissão mista da Comarca de Sapiranga, onde o judiciário interage com as demais instituições e órgãos da comunidade”, destaca Leonardo Bofill Vanoni, diretor do Foro e
Juiz de Direito da Vara Criminal da Comarca de Sapiranga.
O magistrado também explicou a importância da mobilização para a mudança da entrância, entre outras demandas. “O objetivo hoje da pauta da reunião foi a mobilização para que a elevação da entrância da Comarca de Sapiranga, que hoje em dia é entrância intermediária, possa ser entrância final, ou seja: dentro da estrutura do Tribunal ficar no ápice da estrutura do primeiro grau. Além disso, para também pedir a criação e novas varas e o encaminhamento de mais servidores, que vai representar além de um reflexo virtuoso a todas instituições, um ganho enorme para toda a comunidade de Sapiranga.”
Vanoni também esclarece que o próximo passo será a organização da documentação para fazer o requerimento com todas as instituições e órgãos da comunidade e o encaminhamento dos dados. Em 22 de novembro deste ano a comitiva fará uma reunião com o Corregedor-Geral em Porto Alegre, onde entregará o documento e o requerimento.
O que o Executivo e o Legislativo disseram
Procuradora-Geral de Sapiranga, Mirian Monteiro – “A elevação de entrância possibilita um aumento da qualidade dos serviços prestados. Mais juízes, mais promotores, uma estrutura um pouco maior para atender todas as cidades que englobam a nossa comarca. Nesse sentido é muito válida essa questão de entrância aqui para a nossa região.”
Presidente da Câmara de Vereadores de Sapiranga, Greici Medina – “A cidade cresceu e houve um aumento da demanda nas três varas. O Legislativo reconhece a importância da elevação da entrância do Fórum. Isso trará benefícios para os jurisdicionados, aos servidores e a comunidade através da uma maior agilidade dos processos e resultados mais efetivos.”