Geral Posts em destaque

CFCs passarão a adotar sistema biométrico para presença em aulas teóricas



  •   
  •  

Região – Está sendo implantado nos Centros de Formação de Condutores (CFC) o sistema biométrico para controle de presença nas aulas teóricas. A novidade, aderida pelo Detran/RS, Procergs e Valid, será implantada aos poucos nos CFCs do estado.

A biometria faz parte de um grupo de projetos relacionados a modernização e unificação do sistema de formação de condutores, buscando também diminuir gastos com papel, além de ajudar o meio ambiente. “Estamos nos preparando para a virtualização completa: acabar com o papel, modernizar o Estado e oferecer mais facilidades ao cidadão”, destacou o diretor-geral do DetranRS, Ildo Mário Szinvelski.

Conforme a portaria 582/17, o sistema de biometria será aderido aos poucos em todo o estado, seguindo o cronograma planejado. As cidades de Campo Bom, Nova Hartz e Sapiranga já estão com sistema biométrico ativo nos CFCs desde a segunda-feira, dia 04. Até que a adesão do sistema seja total, ainda acontecerá o controle físico de presença.

Utilização de biometria é mais um item na modernização

A implementação do reconhecimento biométrico é o carro-chefe do programa de modernização do sistema de formação de condutores, que abrange também simuladores de direção, monitoramento eletrônico das aulas e provas, filmagens e prontuário médico eletrônico. Essa inovação também visa diminuir despesas, principalmente com o uso de papel.

CFCs se reuniram para tirar dúvida do sistema


Na quarta-feira (29/11), o DetranRS e Companhia de Processamento de Dados do Estado do Rio Grande do Sul (Procergs) estiveram reunidos com representantes dos CFCs da Região Metropolitana (locais cujo sistema será implementado primeiro) para treinamento sobre o controle biométrico.

A reunião aconteceu de forma presencial e a distância. O treinamento foi transmitido ao vivo, via web, para todos os CFCs do Estado, com intuito de esclareecer todas as dúvidas dos participantes sobre o assunto.

Instrutores também se identificam

Conforme o artigo 1ª, da Portaria nº 582 – 2017 do Detran/RS, o reconhecimento biométrico valerá também para instrutores de trânsito e intérpretes de Libras, tanto para as aulas teóricas dos cursos presenciais de Formação para Habilitação de Condutores de Veículos Automotores, quanto na Atualização para Renovação da CNH e na Reciclagem para Condutores Infratores no âmbito do Estado.

O aluno e os instrutores confirmarão a presença na chegada e na saída da aula. O reconhecimento biométrico (imagens da fotografia, assinatura e impressões digitais) atende ao projeto instituído pela Portaria 183/17 do Denatran, que estende a biometria a todos os processos da habilitação, justamente como os Centro de Formação de Condutores vem aderindo.

Criação de SItes Sapiranga

  •   
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Talvez você se interesse