Entretenimento Geral

Cerveja artesanal cresce na região e vira rota turística

SENAC Novo Hamburgo

SENAC Novo Hamburgo

  •   
  •  

Região – A região dos vales, principalmente Sinos e Caí, sempre foi conhecida pelo grande número de colonizadores alemães. Um costume comum entre eles é a apreciação de cervejas. Na região, é habitual os bailes de kerb, festa originária da Alemanha, em que se comemorava a inauguração de uma nova igreja. Mas, com o passar do tempo, o que era somente para diversão tornou-se trabalho sério.

O mercado cervejeiro brasileiro movimenta, hoje, em torno de R$ 74 bilhões, representando 1,6% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional e 14% da indústria de transformação, segundo pesquisa da Fundação Getúlio Vargas para a Associação Brasileira da Indústria da Cerveja. Assim, cervejarias estão buscando se sofisticar cada vez mais.

Guilherme Pilger


Considerando esta realidade, o deputado Elton Weber propôs, na Assembleia Legislativa, a criação da Rota das Cervejarias, com os municípios de Novo Hamburgo, Dois Irmãos, Picada Café, Nova Petrópolis e Gramado. Após apresentar o Projeto de Lei, entretanto, o Deputado Elton Weber junto com o Deputado João Fischer (Fixinha), propuseram uma Emenda a fim de transformar a localidade em Região das Cervejarias Artesanais, incluindo as cidades: Alto Feliz, Campo Bom, Feliz, Igrejinha, São Vendelino, Sapiranga, Três Coroas e Vale Real, além de Novo Hamburgo, Dois Irmãos, Picada Café, Nova Petrópolis e Gramado.

Objetivos do projeto

As cervejarias vem crescendo e, por isso, o Projeto de Lei que foi aprovado no dia 05/12, na Assembleia Legislativa, busca fortalecer o turismo e a movimentação econômica dos municípios. Dentre os principais objetivos da Região das Cervejarias está a integração turística e incentivo ao crescimento e fortalecimento da economia.

Leoner-Hof expande negócio

A Leoner-Hof, conforme Carolina Kuhsler, sócia-proprietária, completou, em 2017, um ano de empresa registrada e inauguração da loja. Carolina mostrou-se animada para o próximo ano. “Neste ano de 2017 conseguimos expandir a nossa fábrica e inaugurar a loja, que foram grandes conquistas. Estamos encerrando o ano satisfeitos. Por enquanto, trabalhamos somente eu e o meu irmão, ele na parte de produção e eu na administrativa, Mas, se continuarmos prosperando, bem provável que para o próximo ano vamos ter que contratar”, ressaltou.

Grünberg mira ofertar visitas guiadas a clientes

A Grünberg Craft Bier trabalha há mais de três anos na cidade e região. Hoje, a empresa conta com três colaboradores diretos, três terceirizados, além de três kombis parceiras que atuam em eventos, buscando atender toda a região metropolitana de Porto Alegre.

Conforme o proprietário, Joel Silveira, a Grünberg busca expandir sua fábrica e loja. “Estamos colocando em prática nosso plano de expansão, com a construção de um novo prédio para abrigar nossa fábrica, loja e Biergarten. Adquirimos novos equipamentos, que nos permitirão, de imediato, triplicar nossa produção atual”, destacou. Com a expansão, clientes poderão participar de visitas guiadas à fábrica.

Fixinha fala do projeto

O Deputado Estadual, João Fischer (PP), pontuou a importância do projeto de lei. “A Rota Cervejeira irá impulsionar o turismo em várias cidades, ao mesmo tempo em que representa uma homenagem à colonização alemã. O projeto ajudará a mostrar a tradição cervejeira do Estado, estimulando os empreendimentos existentes e gerando novas oportunidades de emprego e renda”, destaca.

Criação de Sites Porto Alegre

  •   
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Talvez você se interesse