Geral

Carnaval de Sapiranga terá o tradicional desfile

SENAC Novo Hamburgo

SENAC Novo Hamburgo

  •   
  •  

Região – Uma das festas mais tradicionais dos brasileiros, o carnaval, em 2014 dará lugar para outras atrações. À excessão de Sapiranga que fará o desfile de rua, e Nova Hartz que ainda não definiu, as programações neste 2014 passarão longe da avenida.
Conforme a historiadora Dóris Rejane Fernandes, os mantenedores da festa são os grupos formados por pessoas, em sua grande maioria, nascidas em outros lugares. A vivência adquirida fora dos municípios, fazem com que elas lutem pela manutenção do evento, pois acreditam que é uma festa de ponta e de muita alegria. 
Dóris acredita que Sapiranga tem potencial para crescer. “O carnaval só não é maior porque confinam a quatro quadras, há muito espaço entre uma apresentação e outra e temos duas ou três apresentações”, relata.
A historiadora explica que as festividades de hoje não tem o mesmo glamour nem a produção do carnaval do passado. A falta de divulgação e promoção da festa ainda deixam a desejar.  Para mudar este quadro, Dóris aposta na necessidade do planejamento, investimento e infraestrutura.
No passado os desfiles de rua eram realizados durante o dia, com bailes que envolviam toda a  sociedade, com a formação de cordões e blocos carnavalescos que visitavam as cidades vizinhas. Não era necessário pagar ingresso, apenas uma pequena apresentação.
Campo Bom já realizou os carnavais de rua em grandes proporções, atraindo público para a segunda-feira de carnaval à noite. A Avenida Brasil recebia um grande público de pessoas de vários locais.
Como será o carnaval de 2014 pela região
Sapiranga 
O Carnaval de Rua de Sapiranga será realizado no dia 3 de março. Em reunião com a prefeita Corinha Molling, o secretário de Cultura e Desporto Luís Fernando Hanauer confirmou a data e informou sobre os preparativos do evento. Três escolas da região foram convidadas para desfilar na Avenida João Corrêa, junto com a Unidos de Sapiranga. 
A escola Unidos de Sapiranga  tem 11 anos de criação. Para o desfile deste ano, a escola  receberá R$ 40 mil para se preparar para o evento e também para representar a cidade em eventos da região. 
O desfile acontece a partir das 20 horas, com três escolas de samba convidadas da região.
Ordem dos desfiles
Escola de samba Unidos da Ponte, de Estância Velha; Escola de Samba Acadêmico do Rio Branco, de São Leopoldo; Escola de Samba Asas da Liberdade, de Estância Velha e  Escola de Samba Unidos de Sapiranga, de Sapiranga.
Muamba
Dia 23 de fevereiro acontece a tradicional Muamba de Carnaval, que será realizada na Praça da Bandeira, Avenida João Corrêa – Centro. 
Dia 9 de fevereiro, ocorrerá a escolha das soberanas da Escola de Samba Unidos de Sapiranga, no Parque Municipal do Imigrante. A programação iniciará com uma roda de samba, às 16h, seguido pelo concurso, envolvendo as categorias Mirim e Adulto, às 18h. 
O evento contará também com apresentação do Grupo Show da Escola de Samba Asas da Liberdade, da escola de samba Imperatriz Leopoldense e Unidos de Sapiranga.
Campo Bom
Em Campo Bom não terá desfile e programação de Carnaval, devido às festividades tradicionalistas que ocorrem na cidade de 27 de fevereiro a 9 de março.
Araricá
Não será realizado devido a escolha da Rainha das Azaleias, que acontece em março. Conforme  o secretário de Cultura do município, o envolvimento com a escolha é muito grande.
Nova Hartz
Em Nova Hartz ainda não foi definido se haverá disfile ou não. Estão sendo realizadas reuniões para que seja definido nos próximos dias.
Criação de Sites Porto Alegre

  •   
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Talvez você se interesse