Geral

Cancela na subida do Ferrabraz está em processo de instalação



  •   
  •  

Sapiranga – Segue em processo de implantação o Projeto de Lei Substitutivo 135/2017, aprovado em novembro do ano passado, e sancionado pela prefeita, Corinha Molling, que prevê a colocação da cancela no acesso ao Morro Ferrabraz, pela Associação Gaúcha de Voo Livre (AGVL).

A intenção é barrar o acesso noturno em parte do local, principalmente onde não há mais moradores. Mas, conforme esclarecido pela Prefeitura, antes que as placas de sinalização e aviso sejam devidamente instaladas, nenhuma restrição será implantada ou cobrada daqueles que quiserem subir o morro durante a noite. A instalação das placas de sinalização está em fase de definição pela Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo, e ainda não foram enviadas para produção.

A cancela e sua colocação estão sendo custeados por fundos da Associação Gaúcha de Voo Livre, através dos seus associados. A prefeitura fará a colocação das placas desde o pé do morro, no trajeto, no local exato da porteira e também nas rampas. O horário de visitação, de setembro até março, será das 8h às 21h, e de abril até agosto será das 8h até às 18h30. À noite, a entrada será permitida somente para grupos com agendamento prévio.

AGVL projeta finalização

Conforme o diretor de desporto da Associação Gaúcha de Voo Livre (AGVL), Flavio Pinheiro, as bases para o portão e sistema de monitoramento já foram colocadas pela entidade. “Estamos chegando na reta final, falta pouco”, declarou. Conforme esclarecido pela Prefeitura, o efetivo fechamento da subida para o morro somente ocorrerá após a instalação das placas de sinalização e informação sobre horários. Gustavo Grings, membro da diretoria da AGVL reiterou que a cancela entrará em funcionamento apenas após as placas serem fixadas. “A gente só vai fazer o fechamento efetivo após todas essas orientações serem realizadas e as placas instaladas”, ressaltou.


Câmeras de monitoramento

O sistema de monitoramento, custeado pela AGVL, está sendo instalado em pontos estratégicos da subida do morro, com o objetivo de aumentar a vigilância e evitar a permanência de pessoas em alguns pontos chave, o que gera preocupação aos moradores da região. “Vai nos permitir ter um pouco mais de acompanhamento perante os aspectos de segurança e zelo pelo patrimônio. O monitoramento vai ficar com os moradores do Ferrabraz, com a AGVL, e, a medida da necessidade, estender ou compartilhar as informações com as autoridades, se houver algum episódio”, explica Grings. Ele ainda salienta que o objetivo principal é evitar distúrbios aos moradores e destruição do patrimônio. “Isso vai fazer com que se mantenha um pouco mais de tranquilidade para os moradores e a gente consiga inibir a presença de possíveis vandalismos”, pontua.

Após a instalação das placas pela Prefeitura, a cancela passará então a funcionar e barrar o acesso ao topo do morro conforme os horários estabelecidos. Para visitas noturnas ao local, um email solicitando e agendando o acesso deverá ser enviado para [email protected] Os horários de visitação poderão ser alterados devido à aspectos meteorológicos, como tempestades ou fatores de risco. Além disso, em algumas tardes de verão, e devido ao pôr do sol, o horário poderá ser estendido em cerca de 30 minutos.

Texto: Sabrina Strack                    Fotografia: AGVL

Criação de Sites Porto Alegre

  •   
  •  
  • 270
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Talvez você se interesse