Campo Bom realiza mais uma edição do Bivaque Piá e Adulto em outubro

Participam do evento nomes de todo o Estado e alunos da rede em Campo Bom Foto: Lucas Unser/PMCB

Campo Bom – Adultos e crianças de Campo Bom e de todo o Estado se preparam, pois está chegando mais uma edição do Bivaque da Poesia Gaúcha. Na 19ª realização da categoria para os adultos e na 20ª no nível Piá, o momento acontece no CTG M’Bororé, Centro que deu início a tais atividades, com a realização da Prefeitura de Campo Bom.

 

Para este ano, os trabalhos que serão apresentados já foram selecionados. Na categoria Piá, onde participam os níveis Piazito (3º ao 6º ano), Piá (7º ao 9º ano) e Guri (1º a 3º ano do ensino médio), serão 25 produções: 10 no Piazito, 10 no Piá e cinco no Guri, onde foram oportunizados espaços para poemas e narrativas (cinco cada) e apenas narrativas foram inscritos. Nos adultos, são 10 poemas selecionados.

A avaliação dos trabalhos, na fase classificatória e no julgamento pós-proclamação, é feita por uma comissão escolhida e anunciada previamente pela Comissão Executiva do Bivaque. Na categoria adulta, participam nomes de todo o Estado, enquanto no Piá quem proclama são alunos da rede municipal e privada de Campo Bom.

Comissão e patronagem avaliam o evento

Patricia Ferreira, Comissão Executiva 20º Piá. “Não é um texto muito comum de se trabalhar dentro de sala de aula, mas que é bem aceito pela Secretaria de Educação, que sempre incentiva e tem muito orgulho de ver os seus alunos participando. Proporcionar esse ambiente para eles é de uma riqueza imensa para essas crianças”.

Karen Ferreira, patroa CTG M’Bororé. “Estou bastante animada e com a expectativa muito boa, porque vamos voltar a fazer o Bivaque dentro do galpão (CTG). Esse ambiente nos transporta para o início, onde tudo acontecia. Isso é uma sensação incrível; o próprio poeta, declamador, gosta desse ambiente”.

História

O bivaque é um concurso de poemas e poesias em mais uma valorização a cultura gaúcha feita em Campo Bom. Entre seus idealizadores, destaque para Valdemar Camargo e Joel Capelleti (in memorian), nomes por trás do Bivaque, e as professoras Suely Benkenstein e Haidé Blos (in memorian), pela categoria Piá.

Aos jovens, a temática definida foi o Bicentenário da Imigração Alemã. Celebrada em 2024, a ocasião poderá utilizar novamente as produções deste ano. No Bivaque tradicional, o tema é livre.