Campo Bom inaugura novo espaço para atendimento dos programas PIM e Criança Feliz

Campo Bom – Uma das principais preocupações da gestão de Campo Bom é com a qualidade de vida da população. Para garantir melhores condições de desenvolvimento para crianças campo-bonense, a Administração Municipal, através da Secretaria de Assistência Social, criou um novo espaço de acolhimento para as famílias em situação de vulnerabilidade.

O prédio, localizado na rua Doze de Outubro, 107, no Centro da cidade, foi alugado pela prefeitura e reformado, com o apoio dos governos Estadual e Federal. Na obra de restauração do espaço, foram investidos mais de R$ 95 mil.

Os serviços do Cadastro Único, que antes eram junto ao Cras do município, e os programas Primeira Infância Melhor (PIM) e Criança Feliz (PCF), que ocupavam um espaço cedido pela Secretaria de Educação, foram realocados para o novo espaço. No primeiro andar do prédio, estão sendo realizados os atendimentos do CadÚnico. E, no segundo pavimento, o PIM e PCF passam a acolher as quase 150 crianças campo-bonenses atendidas.

A inauguração ocorreu na manhã da quarta-feira (1º), e contou com a presença do prefeito Luciano Orsi, secretário de Assistência Social, Gabriel Colissi, secretária de Educação, Simone Schneider, e secretária de Saúde, Suzana Ambros Pereira, além da primeira-dama Kátia Orsi, coordenadora estadual do Criança Feliz, equipes de atendimento dos programas e famílias atendidas.

“Espaço diferenciado e acolhedor”

“Essa obra tem um caráter muito importante para o município. Aqui, trabalhamos com as pessoas que mais precisam. A nossa ideia é aproximar todos esses serviços junto ao Cras e o Creas, com esse espaço que proporciona atendimento diferenciado, particular, que é muito importante para as famílias”, destaca o prefeito Luciano Orsi.

 

“É uma satisfação poder entregar essa obra, na qual viemos trabalhando desde 2021. É a realização de um sonho. Ampliamos o espaço de arquivos de documentação, além de promover comodidade, conforto e acolhimento para os usuários. Agora temos espaço para atender as famílias mais necessitadas aqui no nosso espaço”, declara
Gabriel Colissi, secretário de Assistência Social.

Primeira Infância Melhor (PIM)

O PIM é uma estratégia governamental interdisciplinar voltada para o estímulo do desenvolvimento na primeira fase da vida. As interações ocorrem através de visitas domiciliares e sessões em grupo programadas regularmente, direcionadas a famílias que possuem gestantes e crianças de até seis anos.

Os ações têm como foco a promoção do desenvolvimento integral da criança, como as práticas parentais positivas, bem como na identificação das capacidades e necessidades das famílias, facilitando a coordenação em uma rede de apoio para garantir um cuidado integral.

Em Campo Bom, as famílias são atendidas por estudantes estagiários nas áreas de pedagogia, psicologia, assistência social, entre outras.

Programa Criança Feliz (PCM)

O PCM é uma importante ferramenta para atendimento a famílias com crianças entre zero e seis anos, oferecendo meios para o desenvolvimento integral dos pequenos.

Alinhado ao Marco legal da Primeira Infância, o PCM traz as diretrizes para formulação e implementação de políticas públicas para a primeira infância, voltando atenções especificamente para os primeiros anos de vida, no desenvolvimento infantil e do ser humano.

Por Mairan Pacheco