Geral Posts em destaque

Campo Bom coloca em operação, a partir de abril, radar que flagra carros roubados


  •   
  •  

Campo Bom – Nas últimas semanas foi divulgado em aplicativos de mensagens, como WhatsApp, uma lista extra-oficial sobre locais onde voltaria a operar o radar móvel OCR em Campo Bom. Entretanto, a lista divulgada não estava correta.

O radar de Reconhecimento de Caracteres Óptico, chamado também de OCR, permite controlar a velocidade do veículo, além de identificar veículos furtados, roubados, clonados e com impostos atrasados. Porém, o equipamento ainda não está operando no Município.



Conforme edital divulgado na edição impressa do Repercussão desta semana (página 21), o radar passará a ser utilizado entre os dias 1º a 30 de abril. Até o momento, não foi divulgado o cronograma de dias e horários que o radar estará operando, somente os locais.

A Prefeitura contratou até o momento somente um radar. O aluguel mensal custará R$ 6.933,00 e a empresa LT Comercial LTDA fornecerá o aparelho.

A Administração busca reduzir o número de acidentes, a reeducação de condutores e, também, proporcionar mais segurança, uma vez que o radar identifica veículos irregulares ou em outras situações.

Radar é conhecido

O radar OCR operou em Campo Bom de 2013 a março de 2016, quando encerrou o contrato entre empresa e a Prefeitura. Durante o ano de 2017 o município não teve o controlador, mas estava estudando a possibilidade de uma nova contratação. Em janeiro deste ano, o Departamento de Trânsito realizou estudo em locais de maior número de acidentes, mirando a instalação do radar.


Locais e práticas de fiscalização

O radar estará nos seguintes locais, com velocidade máxima de 60 km/h: Av. dos Município, nº 6778, sentido Campo Bom-Sapiranga; Av. dos Município, nº 5991 a 5925, sentido Sapiranga-Campo Bom; Av. dos Município, nº 705, sentido Novo Hamburgo-Sapiranga; Av. Carlos Strassburger Filho, nº 5796, sentido RS 239-Av. Emílio Vetter; Av. Carlos Strassburger Filho, nº 6670, sentido Av. Emílio Vetter-RS 239; Estrada Pio XIII, nº 1780, sentido bairro-Centro; Av. Brasil, nº 838, sentido Campo Bom-Novo Hamburgo; e Av. Brasil, nº 1174, sentido Novo Hamburgo-Campo Bom.

Já nos trecho de 40 km/h o radar vai estar: Av. Willy Reichert, nº 740, sentido Av. Independência-Av. São Leopoldo; Av. São Leopoldo, nº 2225, sentido Campo Bom-Novo Hamburgo e Rua João Lampert, nº 92, sentido RS 239-Av. Brasil.

O radar funciona em conexão 3G e verifica automaticamente a placa do veículo junto ao sistema do Detran-RS, proporcionando retorno imediato ao agente de trânsito. O agente emite um comunicado via rádio aos outros colegas, que informam a Brigada Militar ou interceptam imediatamente o condutor.

O Departamento de Trânsito também reforça que é irregular a prática de avisos de blitz ou fiscalização. “É importante destacar que quando você informa o ponto de blitz, não está só informando às pessoas de bem, mas pode estar avisando alguém que está portando uma arma ilegal, drogas, conduzindo um veículo roubado, enfim, um criminoso”, explica o titular, Fabiano Feldes.

Texto: Bruna Bertoldi                     Fotografia: Prefeitura de Campo Bom

Criação de Sites Porto Alegre

  •   
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Talvez você se interesse