Cães do projeto K-9 de Sapiranga e Nova Hartz são destaques em torneio internacional

Região – Os cães do projeto K-9 do Corpo de Bombeiros Voluntários de Nova Hartz e da Polícia Civil de Sapiranga foram destaques, no início do mês, no 5º Torneio Internacional do Uruguai, na cidade de Melo.

A cadela Pointer, de Nova Hartz, conduzida por Dioni Zimmer, ficou em 4º lugar, na categoria de busca e resgate. “A participação foi muito importante. Agora, o próximo passo, é nos prepararmos para buscar um certificado internacional de cães por odor específico, com esse certificado conseguimos atuar em outros países, quando algum catástrofe e necessite do apoio”, conta Dioni.

O cão Hades, do condutor Luciano dos Santos Silva, participou das provas de busca por “estupefacientes”, ou seja busca por narcóticos, conquistando o terceiro lugar, estando apenas atrás de uma equipe do estado de São Paulo e de uma equipe da PRF, consagrando-se assim um dos melhores cães de faro atuantes na atualidade.

Segundo Luciano o nível de competição era altíssimo, tendo animais de diversas localidades, tanto Uruguaias quanto Brasileiras. “Toda a competição foi julgada e acompanhada de perto por juízes renomados internacionalmente no meio da cinófila, como critérios de julgamento foram considerados além da assertividade dos cães na localização das drogas, o manejo do animal, comportamento e técnicas de busca”.