Avaliação negativa de clínica de saúde em site de buscas vai parar na Justiça

Os crimes aplicados de forma digital e também por meios telefônicos têm causado vários transtornos para clientes e empresas. Os criminosos utilizam diferentes métodos para aplicar os golpes, causando prejuízos financeiros para clientes de bancos, operadoras de telefonia, aposentados e pensionistas, entre outros.

Outro tipo de crime que está prejudicando empresas é a avaliação negativa em sites de buscas na internet. Um exemplo desse tipo de crime ocorreu com a Clínica Caponi, de Sapiranga. Conforme o advogado Delmar da Luz, que representa a empresa, uma pessoa que nunca utilizou os serviços da clínica publicou informações falsas sobre os serviços prestados pela empresa. “Não é um perfil falso, a pessoa realmente existe. Orientamos a clínica a registar boletim de ocorrência e judicialmente estamos pedindo a reparação dos danos”, informa Delmar.

“Buscamos a retratação e a responsabilização judicial dessa pessoa por não ser uma informação que condiz com a realidade”, acrescenta o advogado. O representante jurídico da clínica destaca os motivos que a empresa busca a retratação. “As pessoas não podem achar que por estar atrás de um computador ou um celular não vai acontecer nada. Foi cometido um crime de calúnia e difamação”, finaliza Delmar.

Irresponsabilidade

Paulo Caponi, responsável técnico da Clínica Caponi, relata os transtornos causados com a avaliação negativa. “Trabalhamos com saúde mental e uma avaliação que cita falta de ética é muito ruim para a clínica”, cita. “Essa pessoa que fez o comentário negativo ainda pediu para outras pessoas realizarem avaliações ruins. Caímos de cinco estrelas para duas estrelas”, acrescenta Paulo.

Conforme Caponi, o objetivo de divulgar o problema enfrentado pela clínica é evitar que outras empresas não sejam vítimas do mesmo crime. “O intuito é divulgar, não ficarmos calados. Por isso vamos em busca dos nossos direitos”, enfatiza. “Outros colegas já comentaram que também foram alvos de problemas semelhantes, por isso é importante que todos estejam atentos”, finaliza Paulo.

Índices altos de golpe

Os golpes telefônicos têm sido cada vez mais populares no Brasil. Uma pesquisa recente da Mobile Time/Opinion Box com uma amostra de 2.125 brasileiros indica que a cada quatro pessoas, três já sofreram pelo menos uma tentativa de golpe por telefone. A maioria dos respondentes (68%) afirma receber esse tipo de contato “algumas vezes por ano”, mas há quem tenha relatado receber todos os dias ou algumas vezes por semana (13%).

Delegado fala sobre cuidados

Para se proteger e evitar que você seja uma das vítimas dos criminosos, Eduardo Hartz, delegado regional do Vale dos Sinos destaca alguns cuidados que as pessoas devem ter em ambientes virtuais e ao receber ligações telefônicas. “Evite repassar informações pessoais, como dados bancários e senhas, em ambiente virtual. Da mesma forma, evite pagar boletos recebidos por e-mail sem certificar-se de que não se trata de um boleto falso” cita o delegado.

O agente de segurança também indica outras ações que pessoas e empresas podem adotar para diminuir as chances de serem vítimas dos criminosos digitais. “Evite expor-se em redes sociais, que são fontes abertas, e muitas vezes as informações que postamos nesses ambientes são utilizadas por estelionatários para a práticas de golpes”, completa Hartz.

No QR Code abaixo, você pode conferir uma cartilha produzida pela Polícia Civil com dicas de como evitar golpes digitais e como proceder em caso de problema.