Geral Posts em destaque

Atleta de Sapiranga está classificado para Campeonato Mundial de Duathlon


  •   
  •  

Sapiranga – O atleta Tiago Minho é o representante de Sapiranga no duathlon – esporte que envolve corrida e ciclismo. E uma das façanhas do atleta, que começou a participar de rústicas no bairro onde morava e corridas na escola em 1997, com apenas 14 anos, é recente: ele representará a cidade no mundial da Dinamarca em 2018. A vaga foi garantida na cidade de Barueri, em São Paulo, no final de outubro, com o recente título brasileiro na categoria 30-34 anos, uma das mais disputadas da competição.

Mas, o início no duathlon, em 2001, não foi fácil. Mesmo assim, o incentivo de pessoas próximas fez Tiago Minho não desistir. Com boas colocações já nas primeiras competições que disputou, Minho teve uma ascendência rápida no esporte.



Foi vice-campeão brasileiro em 2002 na categoria júnior e 4º melhor da elite profissional do Brasil em 2003.

Com a conquista do campeonato gaúcho na categoria elite em 2004, Minho chegou a estar em nono no ranking mundial do esporte e entre os cinco melhores atletas brasileiros no profissional.

Atualmente com 33 anos, Tiago Minho sonha alto e mira trazer a conquista para o Brasil e para Sapiranga em 2018.

1  Tiago mantém uma rotina diária regrada de treino. São de 2 a 3 horas diárias, variando entre treinos de corrida e bicicleta. A grande maioria dos seus treinos ocorre ao ar livre. Em dias de chuva, o atleta realiza na Academia Physical, que é um de seus patrocinadores. Aos domingos, Minho costuma fazer treino de ciclismo, chegando a percorrer de 100 a 120 quilômetros pelas cidades da região e serra. Também nesses dias, o seu treino costuma ser de 3 a 4 horas, já visando as pedaladas para locais mais distantes, entre elas Gramado, Morro Reuter e Santo Antônio da Patrulha. Nos treinos de corrida, Minho costuma correr em locais de solo arenoso, o que aumenta seu condicionamento físico. Com essa prática, em corridas no asfalto é possível diminuir o tempo entre 10 a 15 segundos por quilômetro.

2  Para o bom desenvolvimento nas competições não basta somente treinar. Deve haver também um acompanhamento por profissionais preparados. Minho vem sendo acompanhado por uma equipe de Porto Alegre, que patrocina toda a sua planilha. A planilha é todo o treinamento da semana, mas Tiago comenta a importância de estar em contato direto com o seu treinador. “Esse diálogo é muito importante para ver um ajuste no meio da semana. Às vezes o seu corpo respondeu de uma forma em um dia, ele se desgastou demais e precisa ter um ajuste no outro dia, para poder equilibrar o treino semanal. Assim, o meu corpo pode responder de forma eficaz dentro daquilo que está sendo trabalhado”, destacou. Tiago está visando para o próximo ano um acompanhamento nutricional para poder diminuir medidas e aumentar o seu desempenho.


3  No domingo, dia 22, o atleta participou do Campeonato Brasileiro de Duathlon, na cidade de Barueri, em São Paulo. Uma prova de circuito nacional, que valia vaga para o mundial. Minho conquistou o primeiro lugar em sua categoria (30 a 34 anos) e garantiu a vaga para o Campeonato Mundial na Dinamarca em 2018. O percurso terá 5 km de corrida, 20 km de pedal e mais 2,5 km de corrida. “No brasileiro, fiz o percurso em 57 minutos e 46 seg”, destacou o atleta. Já no último final de semana, Tiago Minho foi o vice-campeão geral na categoria Elite da última etapa do Campeonato Gaúcho de Duathlon.

4 Tiago salientou que os atletas oriundos de Sapiranga vêm se destacando no cenário nacional do duathlon. “Sapiranga é conhecida a nível estadual e nacional como a terra dos atletas. Daqui saíram grandes atletas. Eu fui um dos que iniciou o dauthlon aqui na cidade. Depois disso veio o Jonas Araújo, o André Jara. Tem atletas daqui que já competiram a nível nacional e foram campeões mundiais”, pontuou. Para ele é sempre importante estar atento aos novos atletas que estão surgindo e apoiá-los. “O essencial é fazer com que ele enxergue o potencial que há dentro dele, para assim poder dar o melhor de si”, comenta. Para Tiago, toda a população ganha quando atletas do município se destacam, principalmente, a nível nacional e internacional. O nome da cidade fica conhecido o que acaba movimento o comércio e indústrias, fazendo girar a economia.

Patrocinadores
Entre os patrocinadores de Tiago Minho estão: Quasa Metalização, Prefeitura Municipal de Sapiranga, Ágil Soft, Academia Physical, Barber Vikings, Xis do Pedrão, Atua Seguros, Sempre Bela, Cláudio Rodrigues Massagem, JB Bikes, Pizzas Duatos e Igreja Mevam.

Tiago salienta que cada patrocinador é muito importante para o seu desenvolvimento como atleta, além de ficarem em destaque no cenário estadual, nacional e mundial. “Gostaria de agradecer a cada um dos meus patrocinadores, pois ele são muito importantes em tudo isso que está acontecendo. Eles têm me abraçado de uma forma grandiosa e quero agradecer também a Prefeitura”, mencionou o atleta.

Quem quiser fazer parte do time de apoiadores de Tiago Minho pode contatá-lo pelo fone (51) 99649-7381 ou através das suas redes sociais.

Criação de Sites Porto Alegre

  •   
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Talvez você se interesse