Geral Posts em destaque

Atendimento pediátrico será reforçado em Sapiranga



  •   
  •  

Sapiranga – A reportagem do Jornal Repercussão, após reclamações de leitores, verificou a situação da falta de médicos pediatras nos postos de saúde do Município.

Hoje a realidade é que apenas nas Unidades Básicas de Saúde do Centro, Amaral Ribeiro e São Luiz – que são os bairros com a maior população – ocorrem consultas com um pediatra. Entretanto, apenas no posto do Centro o profissional pode ser consultado todos os dias, mediante retirada de ficha para crianças maiores de um ano. No bairro Amaral Ribeiro, o médico pediatra atende apenas na terça e quarta-feira, também com retirada de ficha, sendo que a instrução passada pelo atendimento do posto é ligar um dia antes, para confirmar o atendimento pediátrico. No posto do bairro São Luiz, os atendimentos da especialidade acontecem na segunda-feira pela manhã e na terça-feira à tarde.

A Unidade de Pronto Atendimento – a UPA 24 horas é um dos locais em que o cidadão ainda pode contar com um profissional da área pediátrica. Lá é possível consultar todos os dias, e também há sempre um pediatra de plantão, 24 horas. Nos demais postos, como as Unidades Básica de Saúde do Centenário, Bairro Oeste e São Jacó, não há pediatra disponível.

Falta de profissionais

Em nota explicativa enviada à redação do Repercussão, a Secretaria de Saúde do Município reconhece a dificuldade devido ao afastamento de um profissional. “Em relação ao atendimento do profissional pediatra, informamos que tivemos dificuldade sim por um pequeno período, em virtude da exoneração, em 11 de abril, de um profissional médico desta especialidade, o qual atendia todos os dias da semana, por motivos pessoais”, informa a nota. A pasta ainda ressalta a dificuldade também para encontrar profissionais em ginecologia, tanto via empresa terceirizada quanto por contratos emergenciais, salientando que na residência pediátrica sobram vagas, pois há pouca procura por parte dos profissionais médicos desta especialidade.

Centenário terá pediatra em maio


Após a exoneração do médico, por motivos pessoais, foi aberto um edital e a Secretaria de Saúde está em fase de contratação de dois pediatras para o Município. Ambos iniciarão suas atividades ainda neste mês de maio, sendo que um deles passará a atender na Unidade Básica de Saúde do bairro Centenário. Segundo a pasta, a escala ainda está sendo formada, conforme a disponibilidade dos profissionais contratados. Mensalmente, são cerca de 750 consultas pediátricas ofertadas nas Unidades Básicas de Saúde de Sapiranga. São quatro pediatras atendendo na Rede Básica e três plantonistas diariamente na UPA.

Assim, conforme a pasta, Sapiranga dispõe de pediatra nas seguintes unidades de saúde:
– Posto do Centro (segunda-feira à tarde, terça manhã e tarde, quarta pela manhã, quinta manhã e tarde e sexta-feira à tarde)
– UBS Amaral Ribeiro (terças-feiras pela manhã e quartas-feiras à tarde)
– UBS São Luiz (segunda-feira pela manhã e terça à tarde)
– UBS Centenário (a partir deste mês de maio)

Nas Estratégias da Saúde da Família (ESF) São Paulo, João Goulart, Morada São Luiz e Bairro Oeste são disponibilizados médicos da família que atendem crianças, gestantes, adolescentes e adultos.

A especialidade pediátrica ainda é oferecida na UPA, com dois profissionais atendendo durante o dia e um pediatra no turno da noite, completando as 24 horas, todos os dias.

Texto: Sabrina Strack                      Fotografia: Arquivo JR

Criação de Sites Porto Alegre

  •   
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Talvez você se interesse