Geral

A importância do engenheiro civil

SENAC Novo Hamburgo

SENAC Novo Hamburgo

  •   
  •  

Por Gleci M. Melo da Silva, engenheira civil

Engenharia Civil vem do latim, da época dos romanos “Ingenium Civitas”, Engenheiro das Cidades ou Engenheiro das Civilizações.

Guilherme Pilger


Portanto, “Engenharia Civil é a arte da aplicação da ciência e da tecnologia na utilização racional dos recursos naturais em beneficio do homem em sociedade.”

A Engenharia Civil é uma das profissões mais antigas da humanidade. Na antiguidade e Idade Média foi a responsável pela construção de cidades, aquedutos, pontes, estradas, templos catedrais, etc. Nos séculos XIX e XX realizou grandes obras como ferrovias, rodovias, pontes, barragens, tuneis, edifícios altos, canais, sistemas de saneamento, portos, aeroportos, metrôs, etc.

É o engenheiro da Indústria da construção civil, portanto, um profissional de grande responsabilidade e importância social.

Segundo o prof. Donald P. Couto (1999) – EUA – “Os Engenheiros Civis protegem a saúde pública projetando e construindo sistemas que oferecem água tratada e saneamento. Nenhuma outra profissão, incluindo a medicina, tem feito mais para reduzir a disseminação de doenças e salvar vidas.”

A Engenharia Civil abrange todas as áreas e atividades ligadas à Indústria da Construção Civil, isto é, Estradas e Transportes, Geotecnia, Estruturas, Hidráulica, Saneamento e Meio Ambiente e Construção Civil.

As áreas de atuação

Na área de Estradas e Transportes estão compreendidos planejamento, projeto e construção de rodovias, ferrovias, metrôs, sistemas viários urbanos, aeroportos, portos, eclusas, canais navegáveis, etc.

Na área de Geotecnia são compreendidos planejamento, projeto e construção de barragens, túneis, estabilidade de taludes, fundações de obras, estruturas de arrimo, controle de erosões, etc.

Na área de estruturas são compreendidos projeto e construção de estruturas de concreto armado, estruturas de concreto protendido, estruturas metálicas, estruturas de madeira, pontes e viadutos e estruturas subterrâneas.

Na área de hidráulica e saneamento são compreendidos planejamento, projeto e construção de redes de abastecimento de água, redes de esgotos, instalações hidráulicas prediais, sistemas de drenagem, canalização de cursos d’água, planejamento de recursos hídricos, captação e bombeamento de água

Na área da construção civil são compreendidos projetos e construção de obras, planejamento de obras, gerenciamento de obras, manutenção de obras, patologia das construções, industrialização das construções, construção pesada e industriais.

Criação de Sites Porto Alegre

  •   
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Talvez você se interesse