Geral

A importância do engenheiro civil



  •   
  •  

Por Gleci M. Melo da Silva, engenheira civil

Engenharia Civil vem do latim, da época dos romanos “Ingenium Civitas”, Engenheiro das Cidades ou Engenheiro das Civilizações.

Portanto, “Engenharia Civil é a arte da aplicação da ciência e da tecnologia na utilização racional dos recursos naturais em beneficio do homem em sociedade.”

A Engenharia Civil é uma das profissões mais antigas da humanidade. Na antiguidade e Idade Média foi a responsável pela construção de cidades, aquedutos, pontes, estradas, templos catedrais, etc. Nos séculos XIX e XX realizou grandes obras como ferrovias, rodovias, pontes, barragens, tuneis, edifícios altos, canais, sistemas de saneamento, portos, aeroportos, metrôs, etc.

É o engenheiro da Indústria da construção civil, portanto, um profissional de grande responsabilidade e importância social.

Segundo o prof. Donald P. Couto (1999) – EUA – “Os Engenheiros Civis protegem a saúde pública projetando e construindo sistemas que oferecem água tratada e saneamento. Nenhuma outra profissão, incluindo a medicina, tem feito mais para reduzir a disseminação de doenças e salvar vidas.”

A Engenharia Civil abrange todas as áreas e atividades ligadas à Indústria da Construção Civil, isto é, Estradas e Transportes, Geotecnia, Estruturas, Hidráulica, Saneamento e Meio Ambiente e Construção Civil.


As áreas de atuação

Na área de Estradas e Transportes estão compreendidos planejamento, projeto e construção de rodovias, ferrovias, metrôs, sistemas viários urbanos, aeroportos, portos, eclusas, canais navegáveis, etc.

Na área de Geotecnia são compreendidos planejamento, projeto e construção de barragens, túneis, estabilidade de taludes, fundações de obras, estruturas de arrimo, controle de erosões, etc.

Na área de estruturas são compreendidos projeto e construção de estruturas de concreto armado, estruturas de concreto protendido, estruturas metálicas, estruturas de madeira, pontes e viadutos e estruturas subterrâneas.

Na área de hidráulica e saneamento são compreendidos planejamento, projeto e construção de redes de abastecimento de água, redes de esgotos, instalações hidráulicas prediais, sistemas de drenagem, canalização de cursos d’água, planejamento de recursos hídricos, captação e bombeamento de água

Na área da construção civil são compreendidos projetos e construção de obras, planejamento de obras, gerenciamento de obras, manutenção de obras, patologia das construções, industrialização das construções, construção pesada e industriais.

Criação de Sites Porto Alegre

  •   
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Talvez você se interesse