39ª Feira do Livro de Campo Bom iniciou com horas do conto e visitação das ecolas municipais

Por Mairan Pacheco

Campo Bom – “A leitura engrandece a alma”, já dizia o escritor francês Voltaire. Em Campo Bom, a Administração Municipal valoriza o ato de ler e incentiva as crianças, que são o futuro do mundo, a praticarem a leitura.

A 39ª Feira do Livro de Campo Bom teve início nessa terça-feira (26), no Largo Irmãos Vetter. Contando com diversas programações culturais, como apresentações artísticas, contações de histórias e lançamentos literários, o evento segue até o domingo (1º). As bancas de vendas de livros estarão à disposição da comunidade das 8h às 20h até o sábado (30); e, no domingo, das 10h às 18h.

A edição deste ano do evento tem como patrono, o escritor porto-alegrense Caio Riter. Apaixonado por literatura, ele já publicou mais de 60 livros, dentre eles, obras infantis, juvenis, contos e poesias.

Contação de histórias

No primeiro dia de atividades da 39ª Feira do Livro, estudantes da rede municipal de ensino campo-bonense prestigiaram contações de histórias dos escritores Angela Cristina Schumacher e Eliandro Rocha. Os momentos aconteceram às 9h e às 14h, na Câmara Municipal de Vereadores.

Eliandro, gaúcho de Portão, contou aos alunos a história de sua carreira e apresentou suas obras, entre elas, “A ponte”, “O poço” e a tríade “Escola de príncipes encantados”, “Escola de princesas recatadas” e “Escola de príncipes indecisos”.

O escritor destacou o carinho que sente por Campo Bom e falou sobre a importância da leitura no desenvolvimento das crianças. “Eu adoro Campo Bom. Já tem anos que trabalho com o município, e sempre que chega um livro novo, eu mando pra cá. A formação de leitores precisa ser uma atenção continuada. Formar leitores é desenvolver o pensar, e queremos pessoas pensantes junto de nós”, declara.

Vales-livro como incentivo

Incentivar a leitura e desenvolvimento das crianças é uma das prioridades da prefeitura de Campo Bom. Pensando nisso, a Administração Municipal distribuiu quase R$150 mil em vales-livro para todos os alunos da rede municipal de ensino.

“Na nossa gestão, temos a Feira do Livro como um incentivo e valorização da leitura. O nosso compromisso com a educação pública de qualidade para todos passa por tornar a leitura igualitária”, destaca o prefeito Luciano Orsi.

Alunos leitores

“Eu amo ler, inclusive, nossa turma está fazendo o próprio diário. Eu aproveito o vale-livro para comprar livros que eu gosto de ler, que acho interessante”. Isabelle Lima, aluna da Emef Borges de Medeiros.

“Eu gosto muito de ler. Vim na Feira do Livro para comprar um ou dois livros novos de ação e de aventura, que são os que mais gosto”. Gustavo Veimuller dos Santos, aluno da Emef Borges de Medeiros.

Programação

Além das contações de histórias, o primeiro dia do evento teve, também, espetáculos da Orquestra dos Brinquedos. A abertura oficial da 39ª Feira do Livro de Campo Bom contou com presença do patrono Caio Riter e show da Orquestra Jovem do município.

Na quarta (27), as contações de histórias ficaram por conta de Pâmela Pschichholz e Matheus Iparraguirre. Além disso, o espetáculo “Os saltimbancos: em busca da liberdade” agitou os estudantes. Ao fim do segundo dia de feira, ocorreu o lançamento do Livro Didático de Campo Bom e show musical da Banda Pressure.

Até domingo, estudantes e comunidade geral do município poderão prestigiar espetáculos musicais e de mágicas, além de lançamentos literários e bate-papos com escritores, intervenções artísticas, Corrida Kids e festival de bandas escolares. O encerramento do evento será às 18h, com show da banda Rock de Galpão.

Clique aqui e acesse a programação completa.