Yuri Baratto, de Sapiranga, é camisa 9 do Grêmio na IberCup em SP

Sapiranga – O sonho da maioria das crianças gaúchas sempre foi se tornar jogador profissional do Grêmio ou do Internacional. Defender as cores do seu time em grandes competições e ser eternizado no mundo do futebol. Com apoio do pai e ex-goleiro Arlei Pigatto, é este o sonho que Yuri de Oliveira Baratto, de nove anos, está vivendo. O canhoto está disputando nessa semana a IberCup, em São Paulo, uma das mais tradicionais competições de base do mundo com a camisa nove do Grêmio.

Recebemos ele, seu pai, Arlei Pigatto, e sua mãe, Valdicléia Baratto, na redação do Jornal Repercussão antes da viagem. Aluno do terceiro ano do Colégio Imaculado Coração de Maria e fã do Cristiano Ronaldo, Yuri está neste momento disputando a IberCup. “Os jogadores de alto nível começaram cedo, com seis, sete anos e hoje estão estourando”, comenta o pai, Arlei.

O primeiro jogo ocorreu ontem, dia 24, diante do RSoccer e o Grêmio venceu pelo placar de 7 a 0, com direito a gol de Yuri. O segundo foi nesta quinta-feira, ao meio-dia, diante do Company Sports Fut Soccer, e o Tricolor venceu pelo placar de 6 a 0. Fechando o grupo, o Grêmio enfrenta nesta sexta-feira, o Boca JRS Sumaré, outra equipe com duas vitórias na competição. Caso passe de fase, as finais ocorrem no sábado (27) e no domingo (28).

É de família: Pai do Yuri, Arlei Pigatto, é ex-goleiro e hoje é professor de escolinha de futsal

O pai de Yuri Baratto, Arlei Pigatto foi goleiro de diversas equipes pelo Brasil. Em destaque ficam suas atuações pela Associação Esportiva Sapiranga, time que jogou no início dos anos 2000. Arlei ainda joga futebol pelas competições amadoras da região, sendo inclusive, campeão com o Tchê Gambás do Quarentão de Sapiranga em 2018. Na edição, ele foi o goleiro que menos gols levou. Hoje ele ministra aulas de futsal na Escolinha Futsal Pigatto.

O Grêmio na IberCup

A IberCup é um torneio realizado em diversas sedes pelo mundo e com mais de 1800 equipes, de aproximadamente 70 países. Na categoria Sub-9, o Grêmio possui 11 partidas no histórico, sendo oito vitórias, um empate e duas derrotas.

A edição de São Paulo serve como fase de classificação para as finais da IberCup no Brasil. E então, quem vencer a edição brasileira, classifica-se para o mundial, marcado para acontecer em 2020, na Inglaterra.

Na edição anterior, o Grêmio conquistou a vaga para o mundial em três categorias: sub-10, sub-11 e sub-13. Equipes como Real Madrid, Juventus e Benfica já estão confirmadas para a edição final que acontecerá em 2020.

Texto e foto: Leonardo Oberherr