Vem aí mais uma edição Festival Subida de Montanha em Sapiranga

Um evento único, com muita emoção e adrenalina. Esse é o Festival Subida da Montanha de Sapiranga, que chega a sua segunda edição após o sucesso de 2021 quando ocorreu a estreia do festival.
A Subida de Montanha é uma das modalidades mais antigas de corrida automobilística, sendo a primeira que se tem notícia ocorrida em 31 de janeiro de 1897, em Lá Turbie, na França. Na década 1930, aconteceu a primeira prova de Subida de Montanha no Brasil, no Rio de Janeiro.

Após alguns anos sem provas dessa modalidade no Rio Grande do sul, a primeira edição do Festival Subida da Montanha de Sapiranga marcou a retomada dos eventos dessa categoria no estado. “Foi um evento teste, mas que superou as expectativas”, detalha Jonas Schüler, diretor de eventos do Ivoti Auto Club, entidade organizadora do festival em parceria com a Prefeitura de Sapiranga.

A edição deste ano ocorre entre os dias 11 e 13 de novembro junto à Estrada São Jacó e contará com a participação de pilotos do Rio Grande do Sul e de outros estados brasileiros. “Nossa ideia é desfilar com os carros pelo centro da cidade antes da competição iniciar, vai ser muito legal”, acrescenta.
Os vencedores da edição 2022 serão chancelados campeões Gaúchos de Subida de Montanha e o campeão geral como King of the Montain 2022 (Rei da Montanha).

Festival pretende reunir mais de 5 mil pessoas

Na primeira edição do festival, ainda em um momento de pandemia, um grande público seguiu os protocolos e acompanhou as subidas na Estrada São Jacó. “Vai ficar marcado como um dos principais eventos de automobilismo do sul do Brasil. Esperamos, nos dois dias do evento, reunir mais de 5 mil pessoas”, destaca Jonas que detalha ainda o motivo de Sapiranga ter sido escolhida para sediar o festival. “Sapiranga foi escolhida porque a Estrada São Jacó é ideal, não tem moradias ao longo da subida. O trajeto também é bem íngreme, com aclive acentuado, mas bem seguros e sem precipícios que vão causar acidentes graves aos pilotos”, finaliza Schüler.

Veja a Programação

11/11 (sexta)
13h às 18h – Pista livre para Reconhecimento/Vistorias e Adesivagem dos carros.

12/11 (Sábado)
8h30 às 11h – Pista livre para Reconhecimento;
11h30 – Almoço de Confraternização e briefing para os pilotos (Comunidade Evangélica São Jacó – Sapiranga);
14h30 – Abertura de pista para a Primeira Bateria do dia;
18h – Fechamento de pista (última bateria para o grupo de cores/letra que ainda estiver na fila).

13/11 (Domingo)
7h – Briefing com pilotos – Segunda Chamada (para pilotos ausentes na primeira chamada);
8h30 – Abertura de pista para a primeira bateria do dia;
17h – Fechamento de pista (última bateria para o grupo de cores/letra que ainda estiver na fila);
17h30 – Cerimônia de Premiação dos Campeões;
18h – Encerramento