Skatistas aguardam obra para impulsionar esporte

Sapiranga – A Associação de Skate Sapiranga (ASKTS), fundada no ano de 2012, está na luta por melhorias na sua área, seja com revitalizações, construção de novo espaço para prática do esporte e incentivos gerais. Desde que iniciaram as atividades, o grupo busca de alguma forma integrar toda a sociedade neste ramo, cujo esporte vem crescendo e conquistando seu espaço em todos os municípios em que a prática é exercida.
Em meio às reuniões, busca por recursos, projetos desenvolvidos e já aprovados, nada se foi concluído. O presidente da Associação, Marlon de Souza, afirmou que muito já se foi encaminhado junto ao governo anterior, até mesmo existe verba liberada na Caixa Federal e destinada pela deputada federal Manuela D’Ávila, para a construção de uma nova pista no bairro São Luiz. Mas como seria construído um complexo esportivo no mesmo local, a verba está parada por depender da liberação de outro investimento para o complexo. Já para a revitalização da pista existente no Parque do Imigrante, o projeto já está concluído, mas ainda falta a execução. Segundo Marlon, está tudo se encaminhando para que o mais rápido possível, sejam marcadas reuniões onde se defina um prazo para início das obras.
A prefeita Corinha Molling afirmou que a Administração está em tratativas com o Ministério do Esporte e com a Caixa Econômica Federal para substituir a área, pois a Administração anterior cadastrou a pista em área sem matrícula (sem titularidade), o que não é aceito pelo Ministério. 
A Associação utiliza a pista externa do Parque para a prática do esporte, além de utilizar as quadras internas em dia de frio ou chuva.
ELES AINDA LIDAM COM O PRECONCEITO
A ASKTS dá aulas de skate para iniciantes todos os sábados pela manhã, divididos em núcleos para melhor aprendizagem, com cerca de 25 alunos. O presidente reforça a idéia de que é necessário um suporte para este esporte em função da importância de incentivar os pequenos na prática do skate – “O esporte possibilita que as crianças vejam a rua de outra maneira, como um lugar social, e não para a prática de qualquer tipo de vandalismo. Além disso está na hora das crianças saírem da frente da televisão e perceberem que o skate muda os objetivos para a vida” – define Marlon.
Por andarem nas ruas, sentados em cordões de calçada e com roupas pouco usuais, são rotulados de marginais, desocupados, entre outros. Mas segundo Marlon, o que a sociedade não enxerga é que este esporte é muito mais do que um passatempo – “Hoje em dia, o skate deixou de ser somente um hobbie ou um esporte, ele é considerado uma filosofia de vida. Nós skatistas acreditamos que a qualidade de vida supera a compra de um bem material. Skate é um estado de espírito” – afirma.
ELA COMENTA A SITUAÇÃO
“Estamos justificando a importância da obra e buscando alternativas. A área indicada foi impedida, mas queremos aproveitar o recurso para construir em uma área mais central, onde os jovens de toda a cidade possam usufruir da nova pista, facilitando o acesso. Estamos mobilizando uma equipe da Secretaria de Planejamento para não perder a verba destinada, uma vez que a emenda é específica para o endereço cadastrado”.
Corinha Molling,prefeita de Sapiranga.