Saúde mantida em dia através da paixão pelo esporte

Haja fôlego | Arariquense tem mais de 800 prêmios em 30 anos 

Araricá – Quem entra na casa do arariquense João Ricardo dos Santos, 56 anos, logo percebe que ele é um campeão e um exemplo de esportista. João Corredor, como é popularmente conhecido, iniciou a sua trajetória de glórias por acaso. “Em 1985, quando trabalhei na Calçados Raquete, em Nova Hartz, meus colegas me incentivaram a participar de uma rústica que a empresa organizou. Desde então, não parei mais”, conta, relembrando o passado.
A disposição de João foi tamanha, que um ano mais tarde, participou da Corrida de São Silvestre, em São Paulo, uma das provas mais tradicionais do Brasil. “Entre 10.800 competidores cheguei em 331º”, recorda. A paixão pelas corridas levou o arariquense a participar deste tipo de prova até 2011. Foi então, que por força do destino, o corpo do atleta apresentou os primeiros sinais de desgaste. “Meu ortopedista constatou que a rótula do meu joelho estava se desgastando. Mas, como eu queria continuar a praticar esporte, mudei de modalidade e passei a adorar o ciclismo”, conta.
Desde então, João Corredor agora treina uma hora e meia todos os dias com sua mountain bike pelas ruas de Araricá. “Vou disputar em 12 de julho, em Porto Alegre, mais uma etapa da Copa União de Ciclismo. Será um percurso de cerca de 35 quilômetros, com mais de 150 participantes”, explica.
Com hábitos saudáveis e que ajudam a manter a boa forma, João Corredor orienta àqueles que pretendem manter sua saúde em dia. “Evito carne gorda, não fumo e não bebo álcool. Também não uso nenhum medicamento. Quando faço exames de rotina todos os anos, os médicos se surpreendem com os resultados”, conta João Corredor, detentor de mais de 800 prêmios.