Sapiranguenses se destacam em etapa estadual das Paralimpíadas Escolares

Foto: Divulgação/Comitê Paralímpico Brasileiro

Sapiranga – O paradesporto escolar iniciou as competições deste ano na etapa estadual das Paralimpíadas Escolares. O evento ocorreu na sexta-feira (23) e no sábado (24), no Centro Estadual de Treinamento Esportivo (Cete), em Porto Alegre. Já há alguns anos a delegação de Sapiranga é destaque na competição, seja pelo número de atletas ou pelos excelentes resultados, neste ano foram 28 paratletas participantes e 37 medalhas de ouro conquistadas.

Em 2024 o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) organizou a competição no formato Meeting Paralímpico, com paratletas profissionais e em idade escolar de várias modalidades. Na parte de competição escolar, os atletas de Sapiranga participaram das provas de atletismo e alcançaram ótimos índices para a etapa nacional da competição, que acontece em São Paulo.

As Paralimpíadas Escolares são o maior evento esportivo para crianças e jovens com deficiência física ou intelectual, em idade escolar, do mundo. Os atletas competem nas categorias A (11, 12 e 13 anos), B (14 e 15 anos) e C (16 e 17 anos). “Mais uma vez recebemos o resultado do esforço e dedicação deles, que encerraram as férias de verão mais cedo para poder se preparar para essa competição juntamente da professora Luciana. O resultado está aí, 37 ouros e outras várias excelentes marcas alcançadas. É um orgulho para o nosso município, mais ainda uma realização pessoal para cada um deles, isso é superação”, destaca a diretora pedagógica da Smed e educadora física, Ana Andrioli, que acompanhou a delegação sapiranguense na competição.

O projeto do paradesporto é um dos destaques na rede municipal, muito pelas conquistas dos últimos anos, mas também pela diferença que faz na rotina dos participantes. Elisane Della-Flora é mãe de uma das atletas da delegação que participou da etapa de Porto Alegre. “Descobrimos um fator de autoestima para a Samanta: o esporte. Ela sempre quer participar dos projetos que ocorrem na escola envolvendo esportes, ela chegou a fazer handebol, no entanto geralmente ela voltava da aula nesses dias reclamando que os colegas não passavam a bola para ela, se sentia desvalorizada. Nessas atividades paradesportivas ela está muito mais integrada, e o fato dela ser premiada já na primeira competição trouxe uma euforia, sentimento de valorização e muitas expectativas, tanto dela quanto da família”, destaca Elisane. Samanta Della-Flora é aluna da Emef Pastor Rodolfo Saenger e entrou recentemente para o projeto de paradesporto. Ela conquistou três medalhas de ouro na etapa estadual, no salto em distância, corrida 60m e 100m, pela categoria A.

A lista com a classificação oficial de cada modalidade para as finais das Paralimpíadas Escolares deve sair nos próximos meses. A expectativa é para participação de 20 paratletas sapiranguenses na etapa de São Paulo, que acontece no mês de novembro.

Por Prefeitura Sapiranga