Sapiranguense participa do adulto de Paratletismo Brasileiro no mês de maio

Higor Camargo Farias, 18 anos, se destaca em Sapiranga como um dos novos paratletas da cidade. Desde 2017, o jovem vive uma ascensão no atletismo e atua em competições paradesportivas, já acostumado a levar muitas medalhas para casa, para o orgulho da mãe Patrícia Machado.

 

Ex-aluno da Emef Waldemar Carlos Jaeger, Higor começou no esporte com um pouco de incerteza, mas com muito apoio de professores e da Secretaria Municipal de Educação (Smed) de Sapiranga.

Em 2017, a equipe da Smed foi até o colégio com a ideia de oferecer o esporte para alunos especiais, como o atleta sapiranguense. Um pouco desconfiado, Higor começou, a treinar e participar de competições, sempre com apoio da mãe e da Secretaria.

O potencial do menino chamou atenção da equipe de profissionais, principalmente por nunca ter participado ativamente de outros esportes. Com isso, e com o crescimento do interesse do então aluno do Waldemar, o incentivo aumentou, assim como os treinos e a participação nas competições estaduais e nacionais.

Agora, Higor já concluiu o ensino e precisa de suporte especial da Prefeitura para competir. No mês de maio, haverá o Campeonato Brasileiro de Paratletismo e, para participar, Higor recebeu R$4.500 da Administração.

Tatuagem que trata do futuro

Antes desconfiado em participar de competições e sair de perto da mãe, Higor já decidiu seguir no esporte e dar continuidade na carreira que está só começando. O atleta conta que teve dificuldade em viajar somente com a equipe e que a distância da mãe o preocupava, mas hoje trata com mais naturalidade a saudade. Focado no atletismo, o menino até tatuou na perna um corredor, representando seu futuro no atletismo.

Foto: Bruno Morais

Participação com adultos

Nos treinos, Higor conta que ganhou uma “segunda mãe” com a treinadora Luciana Monteiro, que não costuma pegar leve nos treinamentos. “Estamos tentando nos preparar para esse Campeonato Brasileiro”, diz Luciana, sabendo da dificuldade da competição, em especial, pela mudança de categoria de Higor, que pela primeira vez disputa com os adultos.

Para o futuro, Higor almeja sair do país e competir mundo a fora. “Quero continuar no esporte para eu conhecer a Itália e o mundo todo”, citando o país pelo qual tem um carinho especial.