Sapiranguense atua na recuperação de time de futebol americano

Reportagem: Leonardo Oberherr

Região – Com o início da temporada regular da NFL, o futebol americano ganha cada vez mais espaço nos noticiários brasileiros e nos programas esportivos.

Famoso no Brasil por ser marido da modelo Gisele Bündchen, o Quarterback Tom Brady é considerado por muitos o maior jogador da história do esporte, tendo conquistado seis títulos da Liga.

Mas engana-se quem pensa que o esporte está assim tão longe dos brasileiros. No Rio Grande do Sul são mais de dez equipes aptas para disputas oficiais, enquanto outras ainda vivem em busca de seu espaço. Caso este do Mustangs Futebol Americano. O time dos vales dos Sinos e Paranhana busca remontar a equipe com uma nova direção, novo presidente e nova marca.

O time sucede o São Leopoldo Mustangs, equipe que participou da segunda divisão brasileira em 2017, e que foi desmantelado após perda de jogadores e junção com outros times.

Um dos pivôs dessa mudança é o sapiranguense Tiago Hendges. O ex-jogador atuou pela antiga equipe, e, com mais três integrantes, decidiram remontar a histórica equipe do futebol americano gaúcho.

Direção planeja evolução

Composta por quatro pessoas, a direção do Mustangs Futebol Americano planeja a evolução da equipe para ter um time competitivo para a disputa da Copa RS de 2020. O torneio é voltado para equipes em desenvolvimento. Para o Presidente Leone Bandeira, os Mustangs precisam trabalhar com planejamento: “Já vimos que não construir um time de futebol americano sem planejamento não dá resultado. Estamos trabalhando para ter um time competitivo para disputar a Copa RS de 2020, mas se percebemos que não temos condições, vamos adiar a decisão. A ideia é administrar a equipe como uma empresa, e não como um time normal, somente com o amor, esquecendo da razão. Precisamos estar sempre preparados”. Já o tesoureiro e treinador de Linhas Ofensiva e Defensiva Tiago Hendges, adverte que todos que quiserem integrar o time, precisam passar por uma seleção: “Quem quiser jogar, terá sempre portas abertas, mas no primeiro treinamento, o postulante será submetido a testes para saber se é capaz de integrar o grupo ou não. Quem quiser conhecer o time e visitar o treino, pode nos contatar através da nossa página no Facebook, Mustangs Futebol Americano, que será orientado” – completa Tiago.

Brasileiros estão cada vez mais próximos da NFL

O Brasil é o terceiro país do mundo que mais acompanha a NFL, atrás apenas dos Estados Unidos e do México. Com isso, jogadores brasileiros já figuram nos plantéis das equipes estadunidenses, como o Chutador Cairo Santos, do Tennessee Titans e o Linha Defensiva Durval Queiroz, do Miami Dolphins já integram elencos da maior liga de futebol americano do mundo. Já em terras tupiniquins, a Liga BFA movimenta o segundo semestre do esporte no Brasil com a primeira e a segunda divisão nacional, mais de 70 equipes e mil jogadores em todo o país.

Tiago conta como conheceu o esporte

“Meu pai já gostava de futebol americano e me lembro de ter assistido pela televisão o Super Bowl de 1993, o primeiro com um grande show do intervalo, na época, de Michael Jackson. Anos depois tive a chance de morar no Texas, nos Estados Unidos e percebi como eles amam o esporte, como os Estados Unidos param no final de semana de Super Bowl. Por ter morado lá, acabei conhecendo ainda mais e me apaixonando pelo Dallas Cowboys” – conta Tiago, relembrando como conheceu o futebol americano.

Quer conhecer mais sobre futebol americano? Clique aqui e conheça as regras do esporte.

Para os que têm interesse em conhecer o Mustangs Futebol Americano e até mesmo atuar pela equipe, pode contatar o time através da página do Facebook e solicitar a sua avaliação técnica.