Sapiranguense assina contrato com o Pato Futsal para a temporada de 2022

Foto: Internet/Reprodução

Do futebol de campo para o futsal. Esta foi a mudança que Aislan Rodrigues Bilhan, o Xitão, fez no ano de 2015. Desde então, a carreira do atleta criado em Sapiranga se consolidou e ele irá, neste ano, defender as cores do Pato Futsal, um gigante do esporte brasileiro.

 

Criado na várzea, Aislan Bilhan fez todo aquele período que seria a sua base no campo. Atuando pelos clubes amadores Atlético e Vasco, Xitão conquistou a Copa Sapiranga, além de quatro Campeonatos Varzeanos. Em 2010, teve sua oportunidade no futebol profissional jogando pelo Cruzeiro, de Porto Alegre, e em seguida, passou pelo Aimoré. Nas duas equipes, obteve o acesso para a elite do Gauchão de Futebol.

Apesar do êxito dentro das quatro linhas, Xitão ainda tinha mais a oferecer para o esporte. Foi quando aceitou uma proposta para jogar futsal, pelo Assaf, de Santa Cruz. A partir desta mudança, o ex-atacante passou a ser pivô e se destacou nas competições disputadas.

No salão, ele entrou em quadra pelo Alaf, de Lajeado, Gran Canária, da Espanha, Guarany, de Espumoso, onde foi artilheiro da Liga Gaúcha em 2020, Acel, de Paraná, e no último ano voltou para Lajeado e competiu novamente pelo Alaf.

Depois de um ano de destaque pela Associação Lajeado de Futsal, 2022 será um ano de novos desafios para Aislan. Nesta temporada, ele irá ao Paraná e estará representando um clube de muita tradição, o Pato Futsal, que irá em busca do Tricampeonato Brasileiro da Liga Futsal.

“Sempre quis ser atleta, hoje posso dizer que consegui”

Agora com 31 anos, Aislan já possui passagens por grandes equipes, incluindo o futsal europeu. Sobre a sua passagem pelo Gran Canária, Xitão comenta a importância da equipe na sua formação. “Foi muito bom, tanto taticamente como profissionalmente. Aprendi muito lá. A Liga Espanhola é uma das principais ligas do mundo, com muitos jogadores de seleção. Para mim, foi uma grande experiência”.

Apesar da procura de clubes de outros países pelo seu desempenho, o sapiranguense escolheu permanecer no Brasil e explica o motivo. “Esse ano tive algumas propostas de Liga Nacional e algumas de fora do Brasil novamente, mas escolhi o Pato Futsal porque é um gigante no Brasil, Bicampeão da Liga Nacional”, cita o atleta, citando, ainda, a busca pelo tricampeonato.

Aos mais jovens e aqueles que sonham em se profissionalizar no esporte, Aislan deixa um recado. “Sempre quis ser um atleta, desde pequeno coloquei isso na minha cabeça e hoje posso dizer que consegui. A vida de um atleta não é somente glória, temos que ter a cabeça boa pra assimilar muita coisa, e continuar em busca dos nossos objetivos, sempre com muito trabalho e foco”, finaliza.