Sapiranga sediará Pan Americano de Ciclismo Downhill em 2020

Sapiranga – Já está confirmado: Sapiranga será sede do próximo Pan Americano de Ciclismo Downhill. A competição ocorrerá nos dias 24, 25 e 26 de abril de 2020, na propriedade do advogado e entusiasta do esporte Cícero Paiva. Cícero, que há mais de dez anos pratica o esporte, conta que junto com Marcos Lorenz, vice-presidente da Confederação Brasileira de Ciclismo, conseguiram trazer o evento ao Brasil. Segundo o advogado, o município foi escolhido porque Sapiranga apresenta bons recursos de logística, pois, além de ser próxima a Porto Alegre e com isso ter proximidade com o aeroporto e vias de acesso fáceis, a própria pista tem vias de acesso para resgate. A organização é composta por alguns responsáveis, entre eles a Prefeitura, que segundo Cícero é fundamental para o acontecimento do evento. “A organização é da empresa Ciclo Turismo Sport aliada à Federação Gaúcha, com apoio da Confederação Brasileira, mas com forte e absoluto apoio da Prefeitura Municipal de Sapiranga, sem a Prefeitura Municipal de Sapiranga apoiar, o evento não acontece” declara o esportista, que explica: “A prefeitura apoia com logística, então para transporte de atletas,com ambulâncias para eventual socorro de acidentes, fornecimento de banheiros, segurança, estacionamentos, melhorias neste sentido”, completa o esportista.

Campeão pan americano é sapiranguense

Um dos motivos da conquista de trazer o Pan Americano para a cidade, segundo Marcos Lorenz, é o atleta sapiranguense Leonardo Becher da Silva. Leonardo corre desde os 12 anos e já conquistou diversos títulos, entre eles o Pan Americano deste ano, que aconteceu na Argentina.

Participam do Pan 22 países, do Canadá ao Chile. Para Cícero, é uma ótima oportunidade tanto para os atletas, quanto para o município. “Considerando que é um evento de envergadura internacional, vai trazer uma visibilidade desportiva e turística sem precedentes, porque esse pessoal se comunica muito, especialmente em redes sociais, são diversos membros, atletas e comissões.

Há grande expectativa de visitantes, tanto entre atletas, quanto espectadores

“Em atletas, puramente, entorno de 400, e entre apoiadores, equipe e familiares, com certeza absoluta,do staff do próprio evento passa de mil tranquilamente, 1500, 2000”, estima Cícero, que diz não mensurar ainda aos espectadores das corridas.