Sapiranga recebe etapa estadual de Ciclismo Cross Country

O complexo Villa Paiva já está se tornando referência quando o assunto é ciclismo. Importantes competições já aconteceram no local, junto ao Morro Ferrabraz, entre elas é possível citar o Panamericano de Downhill em 2021.

E no próximo final de semana, 6 e 7 de agosto, mais um importante evento terá como sede a Villa Paiva. No local será disputada uma etapa do Gaúcho de Cross Country XCO, modalidade com formato de disputa diferente do downhill. Cícero Paiva, diretor da pista, explica como ocorre a dinâmica de participação na competição que deve receber cerca de 150 atletas. “Essa é uma novidade para nós. Normalmente, vínhamos realizando eventos de downhill, onde os atletas largam separadamente e a disputa ocorre pelo melhor tempo. Já no cross country, todos os atletas realizam o percurso junto e largam ao mesmo tempo”, explica Paiva. Conforme Cícero, o circuito para a disputa da competição de cross country é diferente do trajeto utilizado no downhill. “Apenas um ponto as pistas se cruzam”, cita.

A pista de downhill recebeu certificação de 9,5 após a realização do panamericano e o objetivo dos organizadores é buscar o mesmo junto ao circuito de cross country. “Vamos trabalhar para recebermos essa nota alta também”, finaliza Paiva.

Etapa do mundial master em 2024

O Complexo Villa Paiva segue sendo aprimorado e a cada nova competição, uma estrutura ainda melhor é oferecida aos competidores e espectadores. “Por exemplo, para essa competição do final de semana já teremos um espaço de comercialização de comes e bebes. Ainda teremos banheiros químicos nesse evento, mas já está em construção os sanitários, inclusive para pessoas com deficiência e também de vestiários, com toda a estrutura necessária para os atletas e ainda um local para que as bicicletas possam ser lavadas”, elenca Paiva. “Acredito que estas novas estruturas já estarão disponíveis para a próxima competição”, complementa.

Esse aprimoramento constante da estrutura de apoio, assim como os padrões certificados da pista, podem garantir que Sapiranga seja sede de um grande evento. “Estamos em tratativas e pleiteando de trazer uma etapa do Mundial Master em 2024”, informa Cícero. “Ainda não temos nada oficial, mas seria algo muito especial e movimentaria não só Sapiranga como a região inteira”.

Preservação da Mata Atlântica

A concepção do Complexo Villa Paiva para a prática esportiva sempre levou em conta a preservação da natureza junto aos locais de competição. “Procuramos preservar a dinâmica da natureza do local. Se tem árvores nativas da Mata Atlântica nós desviamos o circuito e onde tem árvores pequenas que não são nativas nós retiramos e plantamos outras que são nativas da Mata Atlântica. Ou seja, daqui a 10, 20 anos nós veremos ali, pelo menos em uma parte, uma Mata Atlântica quase reposta”, destaca Cícero.