Sapiranga recebe etapa do Gauchão de Downhill neste fim de semana

Campeonato Gaúcho de Downhill contará pontuação para o ranking nacional. Foto: Jauri Belmonte

Por Jauri Belmonte

Sapiranga – O fim de semana será de adrenalina sobre duas rodas nas pistas do Morro Ferrabraz. No sábado e domingo, dias 1º e 2 de abril, na Villa Paiva, ocorre a 2ª Etapa do Campeonato Gaúcho de Downhill 2023. A prova contará pontuação para o Ranking Brasileiro da modalidade.

 

Na manhã deste sábado ocorrem as inscrições e os treinos livres de todas as categorias. A partir das 13 horas, a tomada de tempo e a classificatória. Já no domingo, as descidas do Morro Ferrabraz começam a partir das 8 horas, e a premiação para os vencedores será a partir das 17 horas.

São esperados mais de 200 atletas, sendo eles do Rio Grande do Sul e de estados como Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Goiás e Rio de Janeiro. A entrada para o evento será gratuita. Participam atletas a partir de 10 anos de idade em 15 categorias diferentes.

De acordo com Marcos Lorenz, diretor da empresa Radical Sports e integrante da Confederação Brasileira de Ciclismo, a expectativa é de uma competição com nível elevado. ““Os melhores do país estão aqui, a pista está firme. Não está seca demais e nem tão molhada. Ou seja, mesmo que chova, os competidores não vão ser afetados”, explica.

A competição também é exemplo de energia e longevidade. caso do seu Danilo Spader, de 72 anos, que é multicampeão gaúcho e brasileiro, vice-campeão mundial, e que vai competir na categoria veteranos. “estamos preparados para o início dos treinos. Sapiranga é uma pista com alto grau de dificuldade e que prepara os pilotos para outras competições em nível internacional”, conta Spader, que em abril vai disputar o Mundial na Argentina.

“Chego com a expectativa de fazer uma boa competição. Estou confiante e tenho treinado pra isso”, diz Larissa Hölscher da Luz, que é moradora de Estância Velha, mas treina em Sapiranga. A atleta de 15 anos já tem na carreira recente um título pan-americano.