Sapiranga realiza Campeonato de Basquete de Trio no Parcão

Sapiranga – A Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto; Federação Gaúcha de Basketball e Associação Gaúcha dos Oficiais de  Basketball promove o 1.º Campeonato de Basquete 3×3. O evento inédito na Cidade das Rosas acontece no sábado, 28, a partir das 9 horas, na Quadra Poliesportiva Ruthard Harald Augustin no Parque Municipal do Imigrante. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas através do e-mail: mendoncabasquete@gmail.com e as vagas são limitadas.

De acordo com o idealizador do torneio  Matheus de Mendonça, árbitro da Federação Gaúcha de Basquete, o objetivo do campeonato é promover a integração de esportistas no Município. ”O Campeonato de Basquete 3×3 servirá para integrar atletas de Sapiranga e cidades vizinhas, além de apresentar a comunidade à nova  modalidade de esporte que será disputada na próxima Olimpíada”, destacou.

Em 2017, o Município adquiriu duas tabelas de basquete com sistema móvel hidráulico elétrico. As tabelas foram instaladas  no Ginásio Nenezão e atendem  alunos  do Projeto de Basquete da Rede Municipal de Ensino. ”Com a aquisição das tabelas de basquete no Ginásio Nenezão e a construção da quadra poliesportiva do Parque do Imigrante, a prática do basquete vem aumentando significativamente em nossa cidade”, destaca a professora Ana Patrícia Andrioli, que coordena o Setor de Projetos de Educação Física da Secretaria de Educação.

BASQUETE 3X3
O Basquete 3×3 foi inspirado em diversas formas de basquete de rua praticado no mundo inteiro e, por isso, considerado o esporte urbano número 1 do planeta. O jogo consiste em dois times de quatro jogadores (3 titulares e 1 reserva), frente a frente em meia quadra. As regras são feitas para tornar a partida mais rápida e empolgante. A atmosfera com  muita música e cultura urbana ajuda a atrair o público.

AS TABELAS DE BASQUETE

As novas tabelas de basquete com sistema móvel hidráulico elétrico são de estrutura metálica em aço e vigas perfiladas soldadas com sistema mig, com tabelas de vidros temperados de 10 milímetros de espessura com reenquadro na parte inferior de espuma protetora contra impacto e recortado no perímetro da fixação do arco evitando impacto direto entre o arco e o vidro;  espuma protetora contra impacto nas partes frontais e laterais e sistema de locomoção de rodízios com esferas de aço e revestimento em poliuretano tipo “trem de pouso”. O equipamento possui travas de segurança no botão de acionamento, com trancas em cadeados. O aro  (a cesta) é retrátil com três molas espirais e a pintura da estrutura é do tipo automotiva.

A QUADRA POLIESPORTIVA

Construída junto ao complexo de skateboard (o Skatepark Municipal Lauro Campos de Moraes), a Quadra Poliesportiva Ruthard Harald Augustin foi projetada para a prática de vôlei, futsal, handebol e basquete no Parcão. Feita em piso concretado, a quadra tem cercamento com alambrado (tubos e telas galvanizadas de 2,5 metros de altura nas laterais e 5 metros nas linhas de fundo) e dois portões de acesso. O piso tem pintura poliesportiva com as demarcações necessárias para a prática de vôlei, futsal, handebol e basquete. Também possui mastros e rede móveis para o vôlei, traves para goleiras fixas e tabelas fixas de vôlei. O entorno traz piso de acesso em concreto intertravado com borda de 2 metros de largura, bancos, lixeiras e iluminação.

Fonte: Prefeitura de Sapiranga