Sapiranga investe em esportes diferenciados

Aposta | Secretaria de Educação de Sapiranga promove oficina de slackline para professores da rede municipal de ensino

Sapiranga – A Secretaria de Educação de Sapiranga está investindo em modalidades de esportes diferenciados para as escolas do município. Durante os dias 18, 19 e 20 de março, acontece a Oficina de slackline, na Escola La Salle. A oficina oferece 30 vagas para professores de Educação Física do Ensino Fundamental e é ministrada pelos instrutores Cleber Koplin e Vitalino Dias Neto, da Federação Gaúcha de Slackline, instruindo 10 professores por dia.
As oficinas são separadas em dois momentos: primeiro, os professores recebem informações teóricas sobre o esporte, como suas origens e benefícios. Num segundo momento, há a prática, onde abordam a parte de instalação e segurança dos equipamentos.
 
Cada escola que participar do evento receberá um kit de slackline.
Isabel Heineck, supervisora de Educação Física da Secretaria de Educação, comenta que, além da oficina de slackline, a Secretaria planeja capacitar os professores municipais com outras oficinas. Em maio deste ano, haverá a oficina de tag rugby – “é a modalidade de rugby adaptado para as escolas”, explica a supervisora – e também de tênis de mesa. “Para a oficina de tênis de mesa, estamos verificando sobre datas”, diz Isabel.
Slackline: esporte para todos
O Slackline é indicado para pessoas de todas as idades e pode ser praticado através da caminhada equilibrada em cima da fita e de manobras estáticas, trabalhando a concentração do praticante, apesar de ter modalidades e níveis diferentes. Para os jovens, é indicado o Trickline, que é o slackline de manobras, para o qual já existem campeonatos e competições.
Recomendações
Entre os cuidados mencionados por Cleber e Vitalino, estão os cuidados com a instalação do equipamento. Para montá-lo em pilares, por exemplo, recomenda-se que a altura da instalação não ultrapasse 60 cm.
Além disso, segundo os instrutores, o ideal seria praticar o esporte de pés descalços, para ter um domínio melhor de equilíbrio na fita.