Sapiranga conquista o 2º lugar em etapa do Estadual de Mountain Bike

Sapiranga – Mais do que a experiência, a dedicação e a persistência são preceitos fundamentais na vida. Essa história foi notada há poucos dias, através das pedaladas de uma sonhadora.

 

Quem viu Tainara Buenos no pódio da principal competição de Mountain Bike (MTB) do Estado não imagina que faz pouco tempo que ela entrou para o esporte. Natural de Seberi, mas há quase 15 anos moradora de Sapiranga, Tainara começou a praticar em 2016, sem pretensões profissionais.

Aos poucos, foi tomando gosto pelo esporte e propondo desafios a si mesma. Eis que em fevereiro de 2024, no mês que daria início ao calendário do Rio Grande do Sul em diversas modalidades, ela foi instigada por um importante grupo da cidade. “Fui surpreendida por alguém que reconheceu em mim um talento que eu desconhecia. Graças ao seu apoio e patrocínio, pude participar deste evento”, menciona a atleta, fazendo referência ao grupo Amigos do Pedal Sapiranga.

No dia 18, durante a 1ª Etapa do Gaúcho de Mountain Bike, disputada em Nova Petrópolis, ela superou as próprias expectativas: conquistou o segundo lugar na modalidade Sport, categoria Estreante Feminino.

Projeções 2024

A prova disputada na Região das Hortências não foi fácil. “Enfrentei um desafio árduo, cansativo, com muitas subidas e descidas, sol intenso e trilhas pesadas. Só o fato de ter completado esta prova já foi uma vitória para mim”, é como descreve Tainara sobre a sua primeira experiência enquanto atleta profissional de MTB.

Para esta temporada, o olhar já se estende para o calendário que se avizinha. As projeções feitas pela ciclista passam por preparações, novos desafios e também apoiadores. “Estou analisando as próximas oportunidades que se abrem para mim na minha categoria de estreante, buscando me preparar adequadamente e também contar com o apoio de quem acredita no meu potencial”.

Pilares no esporte passam pela superação, família e apoiadores

O exemplo de Tainara Buenos, forjado pela coragem e pelo empenho, são, de fato, as marcas da atleta, como ela mesma descreve. “Essas são as palavras que definem a minha trajetória como atleta e praticante de ciclismo: superação, evolução e motivação. Elas me inspiram a buscar sempre novos desafios e conquistas no esporte”.

Com o pódio, ela também reforça e agradece a participação dos filhos, Miguel e Antonella, o esposo, William Paim, o grupo Amigos do Pedal, aos companheiros de viagem durante a competição e ao sapiranguense Marcos Lorenz, diretor da modalidade Downhill na Federação Gaúcha de Ciclismo (FGC).