Sapiranga abre as portas para tri-campeão mundial de skate downhill treinar na São Jacó

Sapiranga – Conhecida pelo voo livre e pelos esportes radicais como escalada, montanhismo, a Cidade das Rosas pode estar ganhando mais um esporte para divulgar o seu leque de potencialidades: é o skate downhill. A modalidade consiste em descer com um skate longboard de alta velocidade, ladeiras desafiadoras. E, recentemente, com o asfaltamento da Estrada São Jacó, os amantes do esporte descobiraram que no município, existe uma das maiores e mais desafiadores pistas ao ar livre do Brasil. E, isso é afirmado e comprovado por quem entende do tema, e ganhou nada mais nada menos do que três vezes o título de campeão mundial de skate downhill: O hamburguense Douglas Dalua.

Referênica no seu esporte, Dalua descobriu a pista através de um amigo que anda de mountain bike na Estrada São Jacó. “Quando estavam asfaltando o meu amigo comentou, mas não dei bola. Tempo depois, fui ver e fiquei apavorado pelo grau de dificuldade que ela proporciona. A geografia dela é muito legal para nós, pois é muito difícil de andar, é uma estrada inclinada e se consegue uma velocidade muito alta”, relata Da Lua, que também é tetra-campeão Sul Americano na modalidade.

Da Lua quer tudo legal

Com uma trajetória respeitável e com mais de 20 anos de profissão no esporte, Dalua conta que a partir da quinta-feira (4), realizaria o primeiro teste com o apoio da Guarda de Trânsito da Prefeitura. “Ando com uma turma que é pelo certo, pelo legal e pelo correto. Usamos rádio de comunicação e nunca tivemos nenhum problema com nenhuma autoridade. Nunca nos envolvemos em acidentes, e sempre que recebemos a informação de que tem um caminhão subindo, interrompemos a descida, pois respeitamos todos”, narra o campeão, que no canal de stremming, Netflix, viu a sua vida entrar na casa de milhares de adeptos do esporte com o filme, Dalua Downhill, de 2016.

Utilização da Guarda de Trânsito pode ser pioneiro

Flademir, Douglas da Lua, Corinha, Yan e Sandro Seixas, durante encontro em Sapiranga em julho de 2018

Para que a utlização das ladeiras da Estrada São Jacó possam ser utilizadas de forma adequada, desde o princípio, Douglas da Lua e a Prefeitura de Sapiranga articulam para que a Guarda de Trânsito dê o suporte necessário no dia do treinamento. “Sapiranga poderá se tornar pioneira no aspecto de utilização da Guarda de Trânsito para acompanhar e prestar o apoio necessário aos esportistas praticantes de downhill. Faremos esse teste, de duas horas de 15 em 15 dias, para posteriormente avaliarmos novas etapas e treinos”, revela o multi-campeão.

A descoberta da ladeira desafiadora da Estrada São Jacó poderá proporcionar ao município mais uma data no calendário de eventos esportivos da cidade. “Tivemos, recentemente, o STU na pista municipal de skate bowl e street, e que ganhou uma repercussão muito boa para Sapiranga. Com o skate downhill, também é possível propocionar turismo, movimentar os restaurantes e hoteis. E, esse, é o maior objetivo”, explica o longboarder.

Em 2024, as Olimpíadas terão entre os esportes o skate. “Em junho, teremos uma pré-seletiva, em Barcelona. Temos uma pista em Sapiranga e precisamos divulgá-la”, analisa.

Fotos: Timoteo Flores