Sapiranga 67 anos: Atleta une a adrenalina com a natureza em desafio pessoal no Morro Ferrabraz

Nascido em Uruguaiana e morador de Sapiranga há 10 anos, João Paulo Rahmeier, de 38 anos, fará algo que poucos tem coragem. O atleta irá subir o Morro Ferrabraz 10 vezes.

O gosto por andar de bicicleta começou ainda nos anos 90, mas outros compromissos fizeram João Paulo se afastar do esporte. Anos depois, em 2011, ao ver que precisava de algo que mudasse sua vida, seu reencontro com a “bike” aconteceu, e ele realizou a transformação de vida que tanto buscava. “Vi o quão transformador o esporte pode ser na vida das pessoas”, comenta o esportista, que hoje também trabalha nesta área. Sapiranga foi a cidade escolhida pelo ciclista para residir, por estar localizada perto de subidas, em especial, do Morro Ferrabraz, possibilitando a ele treinos de qualidade.
Este mês João Paulo subirá 10 vezes seguidas o morro tão conhecido pelos sapiranguenses, sendo um desafio inédito.
Com a meta para a conclusão do desafio ser de 10 horas, João Paulo terá que subir cerca de 6 mil metros, o que acumula 95 quilômetros. Todo um trabalho de preparo físico e mental é necessário. “Nunca fiz tal desafio, mas em compensação, estou o mais preparado possível pois venho treinando desde maio do ano passado, quando retornei aos pedais após uma queda de bike que resultou em uma fratura na clavícula. Então são 8 meses de treinos além de pedalar durante os últimos 10 anos de forma bem intensa”, comenta o atleta.

Motivar é o principal objetivo do atleta

Decidido a realizar tal desafio desde o ano passado, a motivação principal que o ciclista possui é incentivar outras pessoas a se desafiarem. “Para ciclistas iniciantes que nunca subiram se encorajarem a subir pela primeira vez, e para motivar a comunidade da bike e do esporte em geral”, menciona.
Quando perguntado sobre as expectativas para o grande dia, João Paulo responde. “Será um dia mágico e muito aguardado por mim, afinal, será a hora de aplicar todo treinamento dos últimos meses. Toda a preparação e estratégia será colocada em prática”, finaliza o atleta.

Após a divulgação em suas redes sociais, o apoio que João Paulo está recebendo é, como ele mesmo descreve, incrível. Pessoas conhecidas e desconhecidas pelo atleta estão entrando em contato para lhe dizer que estrão em Sapiranga, no dia da subida, e o acompanharão pelo menos em uma das dez subidas. O desafio está programado para domingo, dia 27 de fevereiro.