Projeto de Sapiranga está habilitado para próxima etapa do Avançar no Esporte

Pista coberta será um dos locais que terá iluminação - Foto: Junior Ribeiro/ arquivo JR

 Sapiranga –  A Secretaria Estadual do Esporte e Lazer publicou, em 10 de janeiro, a ata de municípios habilitados no Projeto Ilumina Esporte, do Programa Avançar no Esporte. Na lista dos projetos habilitados pela comissão da SEL está o planejamento para iluminação do Parque do Imigrante de Sapiranga.

 

O Programa Ilumina Esporte tem por objetivo realizar o financiamento total ou parcial de obras de
infraestrutura de iluminação esportiva, por meio da seleção de projetos de municípios para a iluminação de quadras, campos, pistas e outros espaços destinados à prática esportiva em locais públicos, oportunizando a qualificação dos espaços esportivos no Estado do Rio Grande do Sul, a possibilidade de seu uso noturno e o consequente desenvolvimento social e sanitário proporcionado pelo esporte e lazer.
A habilitação do projeto é um passo importante para conquistar os recursos para a instalação da iluminação, mas ainda é necessário participar das demais etapas, previstas nos editais.
Serão considerados classificados os projetos que receberem nota final igual ou superior a 60 pontos em ambas as avaliações como adequação à prática esportiva a qual está destinada a área e impacto social do projeto. Depois desta avaliação, será divulgada a lista dos projetos que serão contemplados e os suplentes.

 

Prefeitura espera o avanço nas demais etapas

A Administração Municipal está otimista para avançar mais etapas do programa e conquistar os recursos. O prazo inicial para a execução dos projetos é de 24 meses, mas pode variar conforme características técnicas.
O planejamento prevê que R$ 286.395,79 sejam destinados para a iluminação do Parque Municipal do Imigrante. O projeto contempla iluminação da pista coberta de skate, bem como a pista ao ar livre, a área central onde são realizados eventos, além do percurso de cerca de um quilômetro da trilha do Parque. A iluminação oferece mais segurança e conforto para as práticas esportivas e também vai ajudar no incentivo para as atividades realizadas ao ar livre.
“Estamos aguardando a aprovação do projeto também nas próximas etapas do edital e, em caso positivo, será um importante investimento para a cidade, já que trará mais segurança a todos que utilizam o local durante a noite, beneficiará os eventos que ocorrem lá, além de deixar os espaços ainda mais bonitos”, explicou a secretária de Turismo, Cultura e Desporto, Roberta Rothen.